
Experiência sensorial e integração com a cidade Joinville ganhará em breve um novo ponto de encontro para moradores e visitantes. Com 13 mil metros quadrados, o Parque Cidade das Águas está sendo desenvolvido como um espaço de lazer e integração com a natureza, trazendo infraestrutura moderna e diversas opções de entretenimento ao ar livre.
O parque, que será aberto ao público como parte do projeto Cidade das Águas, inclui uma área verde preservada de mais de 5.600 metros quadrados. Assinado pelo paisagista Jordi Castan, o espaço contará com bosque, largo para feiras e eventos, playground, brinquedos urbanos, arquibancada, trilhas para caminhadas e áreas de convivência. A água será um dos elementos centrais, presente em espelhos d’água, cascatas e jatos d’água inclinados.
O projeto foi concebido para valorizar a topografia natural do terreno e proporcionar acessibilidade, unindo contemplação e interação com o ambiente.
– Buscamos aliar contemplação e experiência sensorial ao impacto positivo do parque no entorno do bairro, no cotidiano e na dinâmica viva da cidade – explica Castan.
O bosque existente, da antiga recreativa da Tigre, será mantido e ganhará novos usos, com caminhos planejados para preservar as árvores.
Novas praças e espaços de lazer
Na entrada do bairro, a Praça João Hansen Junior será um dos principais pontos de encontro, projetada para receber eventos culturais e de lazer. O espaço contará com playground com piso emborrachado, espelhos d’água e área de descanso ensolarada.
Já a Praça Lilia Hansen oferecerá opções para todas as idades, incluindo balanços, gramado recreativo e estar contemplativo. Um lugar para brincar, tomar sol, descansar e até trabalhar ao ar livre. Haverá ainda um Espaço Pet, pensado exclusivamente para atividades com animais de estimação.
Outro destaque é a integração da Praça João Hansen Junior com o anfiteatro Musicarium, proporcionando um espaço dedicado à projeção de concertos, com espelho d’água no coração do projeto. A praça ainda aproveita a topografia em níveis para integrar uma arquibancada “natural” voltada para a área onde deverá ser instalado o Musicarium.
O projeto paisagístico, assinado pela arquiteta e urbanista Juliana Castro, também incorpora dispositivos de captação e drenagem pluvial, adaptando-se às características climáticas da região.
O objetivo é que as praças formem, em parceria com as ruas, um espaço harmonioso e bem planejado, pensado para ser acessível ao público e convidativo para quem quer aproveitar e permanecer no local.
Os Espaços Liselott Trinks e Antônio Mir e a Praça Lilia Hansen foram também pensados a partir das formas orgânicas que surgem da relação da água com os meios por onde ela passa.
Conexão entre pessoas, natureza e bem-estar
Com calçadas largas, mobiliário urbano e áreas sombreadas, o Parque Cidade das Águas se propõe a ser um local ideal para passeios, piqueniques e momentos de lazer em família. A proposta é transformar o bairro planejado em um ambiente onde moradia, trabalho e lazer coexistem de forma equilibrada, promovendo qualidade de vida e sustentabilidade. O projeto Cidade das Águas integra infraestrutura moderna e presença marcante da natureza, criando um legado para as próximas gerações e redefinindo o conceito de viver bem em Joinville.