O PicPay encerrou 2024 com um lucro líquido recorde de R$ 251,8, montante sete vezes maior em relação ao ano anterior. No quarto trimestre, o lucro foi de R$ 80 milhões, três vezes superior ao registrado no mesmo período de 2023.
Segundo o CEO do PicPay, Eduardo Chedid, os resultados são atribuídos à estratégia de lançamento e ‘cross-sell’ de produtos, que tem impulsionado a diversificação do portfólio e ampliação da presença no mercado.
Já Rodrigo Couto, vice-presidente executivo de finanças, risco e administração do PicPay, destaca a expansão em serviços financeiros como o principal “driver” de crescimento da companhia.
Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
Receita do PicPay cresce 61%
A receita líquida da fintech alcançou R$ 5,6 bilhões no ano, com um crescimento de 61%. No quarto trimestre, a receita totalizou R$ 1,8 bilhão, alta de 91% na comparação anual.
A receita líquida de juros (NII) saltou de R$ 23 milhões no quarto trimestre de 2023 para R$ 520 milhões no mesmo período de 2024, o que representa um crescimento de mais de 4.700%.
Carteira de crédito cresce 18x na comparação anual
A carteira de crédito do PicPay atingiu R$ 10,6 bilhões em 2024, um aumento de 18 vezes em relação ao ano anterior. Esse crescimento reflete a estratégia de diversificação do portfólio, incluindo a oferta de empréstimos pessoais, antecipação do FGTS e crédito consignado.
Além disso, a fintech incorporou a carteira de cartões do Original, ampliando ainda mais sua presença no mercado de serviços financeiros.
Apesar da expansão, a empresa teve uma provisão adicional de R$ 82 milhões no quarto trimestre devido à Resolução 4966 do Banco Central, que exige a adoção do modelo de perda esperada em vez de perda incorrida, elevando as provisões das instituições financeiras.
Pare de perder dinheiro por falta de organização! Baixe a planilha gratuita de CONTROLE TOTAL DAS FINANÇAS.
Crescimento da base de clientes
O PicPay alcançou 60,2 milhões de contas em 2024, um crescimento de 14% em relação a 2023. O número de usuários ativos subiu 13%, totalizando 38,9 milhões.
A receita média por usuário ativo (ARPAC) no quarto trimestre foi de R$ 47, uma alta de 75% na comparação anual.
O volume total transacionado (TPV) chegou a R$ 421 bilhões em 2024, crescendo 55% em relação ao ano anterior. A fintech também avançou na emissão de cartões próprios, alcançando 11 milhões de unidades emitidas.
Inovação tecnológica e novos produtos
A empresa investiu em tecnologia e inovação para melhorar a experiência do usuário. Um dos destaques foi a integração da inteligência artificial generativa (GenAI) ao atendimento no aplicativo. O assistente financeiro do PicPay permite realizar transações via Pix diretamente no WhatsApp, inclusive por áudio ou foto.
O PicPay também ampliou sua oferta de produtos, incluindo soluções para clientes empresariais, como maquininhas de pagamento e Smart POS. Além disso, a conta para menores de idade foi responsável por 17% das novas adesões ao longo do ano.
Quem tem informação, lucra mais! Receba as melhores oportunidades de investimento direto no seu WhatsApp.
Perspectivas do PicPay para 2025
Para os próximos anos, o PicPay espera manter o crescimento com maior engajamento dos clientes e ampliação dos produtos financeiros.
A expectativa é continuar expandindo a penetração da base de clientes, fortalecendo-se como um dos principais bancos digitais do país.
Segundo Rodrigo Couto, para 2025 e 2026, a empresa projeta o impacto no resultado desse maior engajamento dos clientes e da maior penetração dos produtos.
O post PicPay tem lucro recorde em 2024 e destaque com forte crescimento do crédito apareceu primeiro em Monitor do Mercado.