
A terça-feira (1) contará com tempo instável em grande parte do território nacional, especialmente no Sul e Sudeste com chegada de uma frente fria.
O país segue com probabilidade de chuva isolada em Belém (PA), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Macapá (AP), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).
Em Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL) e Vitória (ES) não chove, mas há possibilidade de céu nublado.
Chuva retorna a São Paulo
A primeira semana de abril será marcada por tempo úmido e abafado na cidade de São Paulo, com a presença do sol e pancadas de chuva recorrentes no período da tarde. Há possibilidade de chuvas fortes e isoladas ao longo dos dias.
O cenário contrasta com o mês de março, que registrou apenas 41% da média de precipitação esperada na capital, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O volume de chuva acumulado no Mirante de Santana foi de 94 mm, enquanto a média histórica do mês é de 229,1 mm.
Entre quinta (3) e sexta-feira (4), uma frente fria atravessa São Paulo, causando alteração nos ventos para o quadrante sul/sudeste, impactando a sensação térmica. A quinta-feira poderá ter chuva intensa e trovoadas, com avanço de ar mais ameno à noite. Na sexta-feira, os ventos de leste/sudeste manterão o tempo úmido e com pouca variação térmica, registrando temperaturas entre 20°C e 25°C.
Panorama nacional
A primeira semana de abril também terá chuvas frequentes no Sul e Sudeste do Brasil.
No estado do Paraná, a instabilidade será constante ao longo da semana. No Rio Grande do Sul, espera-se chuvas na segunda e terça-feira, com um retorno mais intenso na quarta-feira (2) devido à influência da nova frente fria.
No Centro-Oeste, pancadas de chuva estão previstas para o Mato Grosso do Sul e o interior do Mato Grosso no início da semana.
No Nordeste, a escassez de chuva predomina, exceto no litoral e no norte do Maranhão e Piauí. Já no Norte do Brasil, volumes elevados de precipitação são esperados no Amazonas, Acre e no norte do Pará.