
Hebert foi o heroi da conquista ao marcar o gol aos 45 minutos do segundo tempo
2023, 2024 e 2025: o América-RN é tricampeão do Campeonato Potiguar! A conquista deste ano saiu com uma vitória emocionante sobre o ABC, dentro do Frasqueirão, neste sábado (29). Hebert, o heroi do título, balançou as redes após escanteio cobrado por Souza, aos 45 do segundo tempo, e garantiu o 39º estadual do time alvirrubro.
No jogo de ida, as equipes empataram por 1 x 1. Por isso, uma vitória simples para qualquer lado daria o título. E deu o terceiro tri do América-RN na história. Antes, o clube levou três títulos seguidos em 1979, 1980 e 1981 (sequência encerrada com o tetra em 1982); e 1987, 1988 e 1989.
Equilíbrio, poucas chances e cartões
A primeira etapa começou com o ABC tentando ditar o ritmo do jogo, com mais posse de bola. Porém, a chance perigosa inicial foi do América-RN. Aos 11, Souza cobrou escanteio e Ferreira mandou de cabeça na trave.
O melhor momento do ABC aconteceu aos 34. Em cobrança de escanteio, Ezequiel mandou para a área, Madison tentou desviar e a bola ficou viva na área, mas a defesa afastou.
Sem grandes oportunidades para os dois lados, o destaque ficou para a quantidade de cartões amarelos. O árbitro Anderson Daronco puniu seis atletas, três de cada time. E ainda teve reclamações por vermelho em dois lances, um para Giva e outro para Madison, mas nada foi marcado.
América-RN marca o final e conquista o tricampeonato
A necessidade de buscar o gol fez com que o segundo tempo fosse mais aberto e com oportunidades para os dois lados. Logo aos 17 segundos, Giva recebeu na frente, passou por Felipe Garcia, mas finalizou para fora. Contudo, o lance foi anulado por impedimento.
O América-RN também chegou com perigo em um chute rasteiro de Davi Gabriel. A bola triscou a trave. O ABC assustou em cruzamento de Anderson Rosa, que chegaria para Matheus Rocha e Rennan Siqueira cortou. Em seguida, Emanuel cabeceou com perigo após cruzamento de Brizuela.
Quando o jogo parecia ir para os pênaltis, o Mecão chegou ao gol. Aos 45, Souza cobrou escanteio, Hebert desviou de cabeça e mandou para o fundo das redes. O gol do tricampeonato do América-RN!
Ficha do jogo
ABC 0
Felipe Garcia; Ezequiel, Windson, Bruno Bispo e Manoel (Lucas Sampaio); Wellington Reis, Randerson (Anderson Rosa) e Adeílson Maranhão; Joãozinho (Brizuela), Danilo Alves (Emanuel) e Madison (Matheus Rocha). Técnico: Evaristo Piza.
América-RN 1
Renan Bragança; Ricardo Luiz, Lucas Rodrigues, Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira (Hebert); Ferreira (Robson Lopes), Souza e Romarinho (Ítalo); Henrique (Thiaguinho), Davi Gabriel e Giva (Ricardo Bueno). Técnico: Moacir Júnior.
Local: Estádio Frasqueirão, em Natal (RN).
Árbitro: Anderson Daronco (RS).
Assistentes: Giseli Casaril (SC) e Fábio Pereira (TO).
Gols: Hebert (AME), aos 45 do 2ºT.
Cartões amarelos: Ezequiel, Windson e Wellington Reis (ABC); Giva, Guilherme Paraíba, Davi Gabriel, Matheus Ferreira e Lucas Rodrigues (AME)