
Terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28) e foi fortemente sentido na Tailândia e na China. “Fiquei sentada, sentindo o prédio balançar”, diz brasileira em Bangkok
Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28). Os abalos também foram sentidos na Tailândia e na China.
A modelo brasileira Luiza Conde Mesquita, 27 anos, mora em Bangkok, na Tailândia, há cerca de um mês e diz que estava na academia do prédio onde está hospedada, no 27º andar, quando começou a sentir tontura. “Pensei que fosse o vento, já que havia previsão de tempestade. Mas o balanço ficou muito forte, e resolvi pegar minhas coisas e sair dali”, relatou.
Quando notou que a piscina “estava parecendo mar”, considerou que poderia ser um terremoto.
“Descer as escadas da academia foi difícil por causa do balanço. Cheguei até uma área mais aberta, perto da piscina, e fiquei sentada na grama, sentindo o prédio balançar de um lado para o outro, sem saber o que fazer”, disse.
Em meio à confusão, Luiza ajudou uma funcionária do prédio que parecia em choque a descer pela escada. “Ficamos do lado de fora por algumas horas, porque havia a suspeita de um novo tremor. Quem precisasse pegar algo importante deveria subir rapidamente. Peguei meu passaporte e voltei”, relatou.
Brasileira mostra fuga por escadas de incêndio de prédio em Bangkok durante terremoto
Onde foi o terremoto e o que já se sabe sobre a destruição
O tremor aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) no horário local — madrugada pelo horário de Brasília. O epicentro foi localizado a 16 km a noroeste da cidade de Mandalay, na região central de Mianmar.
A Organização das Nações Unidas (ONU) informa que há “danos significativos” na região central de Mianmar. A companhia aérea estatal, a Myanmar National Airlines, cancelou voos.
A Cruz Vermelha também relata destruições. “A infraestrutura pública foi danificada, incluindo estradas, pontes e prédios públicos. Atualmente, temos preocupações com represas de grande porte”, disse Marie Manrique, coordenadora de programas da Federação Internacional da organização.
Além da magnitude considerada muito alta, um dos fatores que agravaram a força do tremor foi a pouca profundidade do epicentro, que ocorreu a 10 km do solo. Isso fez com que o terremoto seja sentido com mais intensidade.
Mapa localiza o epicentro do terremoto de magnitude 7,7 desta sexta-feira (28).
Arte/g1