
O piloto de um avião de acrobacia perdeu o controle durante uma manobra e caiu na pista, durante uma exibição no evento Avalon Airshow, no estado australiano de Victoria. Segundo a polícia local, o acidente aconteceu nesta sexta-feira (28), por volta das 17h15 no horário local (3h15 da manhã no Brasil).
De acordo com o jornal The Guardian, o piloto, único ocupante da aeronave, está internado em estado crítico após sofrer ferimentos graves. O festival de show aéreo é considerado o maior do hemisfério sul, no qual reúne uma multidão de telespectadores. Veja o momento da queda:
Plane crashes during performance at Avalon Australian International Airshow pic.twitter.com/HSBexgspCg
— Clown Down Under 🤡 (@clowndownunder) March 28, 2025
Piloto foi socorrido
De acordo com a polícia de Victoria (Austrália), o incidente ocorreu a uma “distância significativa” dos espectadores e não houve relatos de mais feridos. Ainda não se sabe o que causou a queda.
Às 19h10 (horário local), o sistema de saúde australiano divulgou um comunicado dizendo que o piloto estava sendo transportado de helicóptero para o hospital Alfred, em Melbourne, em estado crítico, com ferimentos na parte superior e inferior do corpo.
O organizador do Avalon Australian International Airshow, Justin Giddings, disse que o show aéreo foi encerrado pelo dia para permitir o trabalho de investigação da equipe de investigação do Escritório Australiano de Segurança no Transporte (Australian Transport Safety Bureau, em inglês).
“Nossos pensamentos estão com o piloto e sua família, amigos e membros da equipe”, disse ele. Giddings contou que a expectativa é de que o festival seja retomado no sábado (29). Quase 250 mil espectadores eram esperados no show aéreo bienal que acontece de sexta a domingo.
Reação dos espectadores
O espectador Geoff Crane disse ao The Guardian que houve um “enorme suspiro” da multidão quando viram o avião caindo no chão, levantando terra, seguido de silêncio. Ele descreve o acidente como “uma queda muito violenta”.
A multidão esperou em silêncio, consternada, por cerca de 40 minutos sem saber o estado de saúde do piloto, disse Crane. Segundo ele, o resgate contou com quatro carros de bombeiros, um da força aérea e duas ambulâncias.
A multidão aplaudiu quando o anúncio foi feito pelo alto-falante, pouco depois das 18h, de que o piloto estava vivo, mas em estado crítico. Crane disse que parecia haver quatro aviões voando ao mesmo tempo — três voando juntos em formação e depois um sozinho, que ele acreditava ser o que caiu.