As bolsas dos EUA fechou esta quinta-feira (27) em queda, com investidores avaliando os impactos das tarifas de 25% sobre a importação de automóveis, anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Ao comentar sobre a decisão, Trump afirmou que as montadoras que possuem fábricas nos Estados Unidos seriam beneficiadas. Ele também ameaçou impor tarifas ainda mais elevadas caso a União Europeia e o Canadá adotem medidas de retaliação contra os Estados Unidos.
Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.
A declaração provocou reações. O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que os “EUA não são mais um parceiro confiável”. Já Wendy Cutler, ex-negociadora comercial dos EUA e vice-presidente do Asia Society Policy Institute, alertou que a medida pode gerar impactos negativos para aliados americanos.
Desempenho dos índices
- Dow Jones cai 0,37% (aos 42.299,39 pontos);
- S&P 500 recua 0,33% (aos 5.693,23 pontos);
- Nasdaq perde 0,53% (aos 17.804,04 pontos).
Movimentações do mercado corporativo
As montadoras General Motors e Ford sentiram os efeitos da medida, com quedas de 7,36% e 3,88%, respectivamente. A Stellantis também recuou mais de 1%. Em contrapartida, a Tesla avançou 0,39%, já que sua produção doméstica pode colocá-la em vantagem frente à concorrência estrangeira.
Além do setor automotivo, a varejista de videogames GameStop caiu 22%, após disparar quase 12% no pregão anterior, em reação à aprovação de um plano de ampliação de investimentos em bitcoin.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O banco de investimentos Jefferies também sofreu forte queda, recuando 9,9%, depois de divulgar resultados abaixo das expectativas do mercado.
O post EUA: Bolsas com novas tarifas sobre carros importados apareceu primeiro em Monitor do Mercado.