PIB dos Estados Unidos cresce 2,4% com aumento do consumo e gastos do governo

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,4% no quarto trimestre de 2024, acima da estimativa anterior de 2,3%, segundo a terceira leitura divulgada pelo Escritório de Análises Econômicas (BEA, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (27).

O avanço do PIB foi sustentado principalmente pelo aumento nos gastos do consumidor, que representam cerca de dois terços da economia e pela elevação nos gastos do governo, que foram parcialmente compensados por uma queda nos investimentos.

A revisão para cima ante a leitura anterior também refletiu uma revisão para baixo nas importações.

  • 📩 Os bastidores do mercado direto no seu e-mail! Assine grátis e receba análises que fazem a diferença no seu bolso.

Revisão do PIB no 4º trimestre

O relatório também destaca que a revisão do PIB do 4º trimestre de 2024, em relação às estimativas anteriores, ocorreu principalmente devido a uma redução nas estimativas.

A queda em relação ao 3º trimestre foi impulsionada pela diminuição nos investimentos e nas exportações, mas, de acordo com o BEA, foi parcialmente atenuada por um aumento no ritmo dos gastos dos consumidores.

Empresas seguem no sentido contrário

Em contrapartida, os investimentos das empresas foram revisados para baixo, indicando uma possível desaceleração nos próximos trimestres.

A renda interna bruta (RIB), uma outra medida de crescimento econômico, aumentou 4,5% no 4º trimestre, acelerando em relação ao crescimento de 1,4% no trimestre anterior.

Inflação e possível impacto nos juros

O Índice de Preços para Gastos com Consumo (PCE), principal métrica de inflação monitorada pelo Federal Reserve (Fed), foi revisado para 2,6%, abaixo das estimativas anteriores. Isso pode influenciar as próximas decisões do Banco Central sobre a política monetária, reduzindo a necessidade de novos aumentos na taxa de juros.

A inflação anualizada dos EUA caiu para 2,8% em fevereiro de 2025, reduzindo 0,2 ponto percentual em relação a janeiro, quando estava em 3%.

Já a inflação mensal foi de 0,2%, desacelerando ante os 0,5% do mês anterior. Os dados de março serão divulgados em 10 de abril e podem influenciar as expectativas de mercado.

  • ⚡ A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.

Projeção do PIB dos EUA para 2025

Economistas preveem um crescimento mais lento para 2025, com consumidores e empresas adotando uma postura mais cautelosa diante de incertezas políticas e econômicas, como a agenda de governo de Donald Trump.

O ritmo de crescimento, no entanto, dependerá da evolução da inflação e das decisões de juros do Federal Reserve (Fed).

Além disso, o mercado avalia se as empresas conseguirão absorver eventuais aumentos de tarifas sem repassar os custos aos consumidores, o que pode impactar a inflação no futuro.

O post PIB dos Estados Unidos cresce 2,4% com aumento do consumo e gastos do governo apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.