
A Polícia Municipal de São Paulo prendeu, nesta quarta-feira (26), uma mulher de 43 anos condenada a mais de 20 anos de prisão por crimes como homicídio e roubo com uso de arma com ajuda do programa Smart Sampa.
Ela era procurada desde abril de 2023 e foi capturada ao ser identificada por câmeras de reconhecimento facial do programa Smart Sampa, quando entrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Jaçanã, na Vila Nilo, Zona Norte da capital.
A criminosa já havia cumprido pena em regime aberto, mas teve a progressão revogada após descumprir obrigações judiciais. Após a prisão, foi encaminhada ao 73º Distrito Policial, no Jaçanã, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Balanço do Smart Sampa
A prisão foi registrada no Prisômetro do programa, que, às 19h35 de quarta-feira, acumulava:
- 917 foragidos capturados desde julho de 2024
- 598 foragidos presos somente em 2025
- 2.109 prisões em flagrante desde julho de 2024
- 51 pessoas desaparecidas encontradas desde julho de 2024
Tecnologia
O Smart Sampa é o maior sistema de monitoramento da América Latina, com mais de 25 mil câmeras em pontos estratégicos da capital, incluindo 4 mil com tecnologia de reconhecimento de placas de veículos.
O sistema integra bases de dados municipais, estaduais e federais, permitindo a identificação de criminosos e a localização de pessoas desaparecidas. Além disso, colabora com órgãos como Polícia Militar, Polícia Civil e SAMU, garantindo respostas mais rápidas em emergências.