O polo automotivo no município de Horizonte, que foi anunciado há pouco menos de um ano, ganhou um incentivo fiscal do governo federal para consolidação. O anúncio do incentivo foi realizado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (26). A novidade repassada pelo governador Elmano de Freitas durante agenda em Brasília, consolida um projeto que havia sido apresentado em agosto de 2024 como a primeira planta automotiva multimarcas do Brasil, especializada em veículos eletrificados.
“Serão carros modernos, elétricos e híbridos, fabricados no Ceará. Obrigado ao presidente Lula e ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin. É mais desenvolvimento e empregos para nossa população”, afirmou Elmano, destacando que a medida permite à empresa âncora do projeto iniciar sua instalação com segurança jurídica. O complexo industrial terá a Comexport – maior empresa de comércio exterior do país – como operadora logística, trabalhando com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche outras montadoras globais.
Com a publicação no DOU, cumpre-se uma etapa burocrática para que os incentivos fiscais possam efetivamente ser usados pela iniciativa privada. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Freitas explica que com o documento as empresas ficam com a garantia do incentivo do governo federal. “Isso significa que a empresa que apresentou a proposta tem agora a garantia dos benefícios fiscais para que ela se instale no polo e passe a produzir veículos em nosso estado
Quando o polo foi anunciado em 9 de agosto de 2024 no Palácio da Abolição, em um evento ao lado do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Educação, Camilo Santana, o projeto previa R$400 milhões em investimentos iniciais e a criação de 255 empregos diretos na primeira fase. Sete meses depois, a expectativa é de 9 mil postos de trabalho (diretos e indiretos) nos próximos anos. Também no anúncio realizado no ano passado, o governo afirmou que o polo terá capacidade para produzir 40 mil veículos anualmente já na primeira etapa. O modelo de negócios permite que diferentes marcas encomendem produção sob medida no complexo cearense. Estudos indicam que o polo poderá responder por 17,6% do PIB de Horizonte, cidade que movimentou R$2,1 bilhões em 2021 segundo o IBGE.
De acordo com a gestão estadual, a escolha do local imóvel foi estratégica para o desenvolvimento da cadeia produtiva e a distribuição dos veículos produzidos. A sede será em uma área de 11,89 hectares, localizada no bairro Catolé, no Km 37.7 da rodovia federal BR 116. No evento de anúncio do polo, em 2024, Rodrigo Teixeira, vice-presidente e diretor de Importação da Comexport, a empresa “âncora” do projeto, falou sobre a escolha do Ceará. À época, o empresário citou o estado como “o lugar perfeito” para a instalação da iniciativa. “É preciso destacar que o Ceará é o lugar perfeito para esse tipo de investimento. Primeiro, pela estabilidade que a gente encontra nesse Estado para fazer investimento.
Além da produção industrial, o projeto inclui investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para veículos limpos. “O Ceará adentra no campo da cadeia produtiva de veículos com o que há de mais moderno”, reforçou o governador no mesmo vídeo divulgado em suas redes sociais, onde exibiu a certidão federal. A formação de mão de obra especializada é outro pilar do empreendimento, que deve demandar técnicos e engenheiros com expertise em mobilidade elétrica.
Por: Hyago Felix
O post Ceará avança com polo automotivo de veículos elétricos após garantia de incentivos fiscais apareceu primeiro em O Estado CE.