
O presidente dos EUA, Donald Trump, voltou a destacar a importância da Groenlândia para a segurança internacional, enquanto o vice-presidente JD Vance prepara uma visita não anunciada ao território dinamarquês no final desta semana.
Em entrevista na quarta-feira, Trump reforçou sua intenção de garantir o controle da ilha. “Temos que tê-la. Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Temos que convencer os groenlandeses, porque não é possível defender adequadamente uma grande parte do mundo sem ela”, afirmou.
Segundo o site internacional Politico, o interesse de Trump na Groenlândia remonta ao seu primeiro mandato, mas agora ganha força devido à localização estratégica da ilha e seus recursos naturais, incluindo minerais raros e potencial energético inexplorado.
A visita de altos funcionários do governo americano, incluindo a segunda-dama Usha Vance, gerou críticas da primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, que classificou a iniciativa como “pressão inaceitável” para que a Groenlândia ceda seu território aos EUA.
Inicialmente, os representantes americanos participariam de uma corrida de trenós puxados por cães, mas Vance agora deve visitar uma base militar, tornando-se a autoridade americana de mais alto escalão a viajar para a região. O ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, considerou a mudança “mais sensata”, diante do atual cenário político da Groenlândia.