
O Globo Repórter desta sexta-feira (21) mostrou como esses insetos vêm sendo usados para aumentar a produtividade no campo. Abelhas ‘sob demanda’: como aluguel de colmeias tem ajudado a impulsionar produções de café
O Globo Repórter desta sexta-feira (21) destacou o trabalho rural e uma aliada inusitada dos produtores: as abelhas. A reportagem mostrou como esses insetos vêm sendo usados para aumentar a produtividade no campo. Veja no vídeo acima.
No campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadores criam abelhas “sob demanda”. Produtores da região alugam as colmeias para impulsionar a polinização nas lavouras de café.
Segundo Diego Oliveira, biólogo e pesquisador, a presença das abelhas melhora a produção e minimiza impactos ambientais.
“A abelha melhora a polinização das lavouras, ajuda a planta a produzir mais frutos e consegue mitigar os efeitos ambientais que causam a quebra de safra”, explica.
Dentro das colmeias, o número de abelhas pode chegar a 100 mil indivíduos. Para lidar com elas, a equipe usa equipamentos de proteção e investe em melhoramento genético para otimizar o serviço de polinização.
“A gente faz pesquisa com melhoramento genético, visando enxames específicos para polinização, para que esse serviço seja cada vez melhor”, diz Diego.
O impacto vai além da lavoura. A presença das abelhas favorece o crescimento de árvores, melhora a retenção de água no solo e fortalece o ecossistema.
“Quando a abelha faz esse serviço de polinização, ela visita flor a flor na lavoura, melhorando a produtividade”, conclui o pesquisador.
Abelhas ‘sob demanda’: o que explica o interesse no aluguel de colmeias
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa abaixo:
Edição de 23/03/2025