APROVADO: Projeto Parlamento Jovem, de autoria do Vereador Tonhão na Câmara Municipal de Três Lagoas

  • ter,25 março , 2025 – 15:31

Na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada na manhã desta terça-feira (25), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei nº 22, que institui o programa PARLAMENTO JOVEM.

O Projeto foi proposto pelo presidente da Câmara, vereador Antonio Luiz Teixeira Empke Junior, o Tonhão (PSDB) e é mais uma ação para aproximar os representantes do legislativo municipal e a população.

“É um sonho acalentado há muito tempo. E, eu vejo este programa como algo muito positivo, na esfera parlamentar. Todos os vereadores vão poder dar a sua contribuição e nós vamos desta forma estimular a participação da juventude, automaticamente, despertar nesses jovens que, tomarão posse aqui na Câmara, futuramente, o desejo de sair candidato a vereador, a prefeito e assim por diante”, destacou Tonhão.

COMO FUNCIONA

O projeto define que o Parlamento Jovem será composto por um número de estudantes, equivalente ao de vereadores, atualmente são 15 representantes, sendo que cada um vai apadrinhar um “vereador júnior”, auxiliando na elaboração das respectivas proposições.

Os integrantes serão eleitos entre estudantes com idade mínima de 13 (treze) anos e máxima de 18 (dezoito) anos completos até o fim do mandato.

Estes serão oriundos de escolas públicas e privadas do Município de Três Lagoas, sendo permitido apenas uma reeleição e, devidamente inscritos no programa Parlamento Jovem de Três Lagoas.

O mandato dos jovens vereadores terá duração de nove meses, de abril a dezembro, com a realização de Sessões Ordinárias mensais. Excepcionalmente, no primeiro ano de vigência da lei, ocorrerá entre os meses de abril e maio.

Segundo Tonhão, o Projeto foi adequado à realidade da Câmara. “Aproveito para informar que o Regimento Interno, do Parlamento Jovem, será estudado pela Mesa Diretora, sendo que, em outra etapa, haverá proposta para incluir crianças, de 9 anos até 12 anos, numa forma similar”

Assessoria de Comunicação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.