Bolsonaro fala em “pressa do judiciário” após decisão do STF

Bolsonaro fala em “pressa do judiciário” após decisão do STFHenrique Neri

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta quarta-feira (26) que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem “pressa” para analisar da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) sobre seu núcleo do inquérito sobre o plano de golpe de Estado. A primeira turma aceitou, em unanimidade, a denúncia da PGR que tem como alvo o ex-presidente e mais sete pessoas, entre ex-ministros, auxiliares e ex-comandantes de Forças durante o seu governo.

“Estão com pressa. Muita pressa. O processo contra mim avança a uma velocidade 14 vezes maior que o do Mensalão e pelo menos 10 vezes mais rápida que o de Lula na Lava Jato”, afirmou no X. De acordo com Bolsonaro, a motivação é política e o tribunal busca evitar que ele seja julgado em 2026. “Querem impedir que eu chegue livre às eleições porque sabem que, numa disputa justa, não há candidato capaz de me vencer”, disse.

Agora, os denunciados passaram a ser réus, e vão responder processo judicial. “A julgar pelo que lemos na imprensa, estamos diante de um julgamento com data, alvo e resultado definidos de antemão. Algo que seria um teatro processual disfarçado de Justiça – não um processo penal, mas um projeto de poder que tem por objetivo interferir na dinâmica política e eleitoral do país”, declarou Bolsonaro.

Moraes destacou declarações de Bolsonaro afim de reforçar os indícios de participação dele na trama golpista. “A ironia é que, quanto mais atropelam regras, prazos e garantias para tentar me eliminar, mais escancarado fica o medo que eles têm das urnas e da vontade do povo. Se realmente acreditassem na democracia que dizem defender, me enfrentariam no voto, não no tapetão”, disse Bolsonaro.

Ele tem reafirmado que será candidato em 2026, mas foi declarado inelegível em 2023, pelo TSE, comandado por Moraes na ocasião, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião realizada com embaixadores em julho de 2022.

The post Bolsonaro fala em “pressa do judiciário” após decisão do STF first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.