
Proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) há uma semana. Vencimento básico inicial da carreira será de R$ 4.965,24 Reajuste salarial para profissionais da Educação Básica da Bahia é sancionado
Divulgação
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou a lei que garante o reajuste salarial dos profissionais da Educação Básica da rede estadual, em 2025 e 2026, na terça-feira (25). A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) há uma semana.
Os valores tinham sido formalizados, no dia 12 de março, pelo Governo da Bahia e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (APLB) em um acordo, que estabeleceu também outros avanços nas carreiras.
O ato ocorreu durante reunião de negociação entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) a secretária da Educação, Rowenna Brito, e representantes da entidade sindical.
Para este ano, ficou definido reajuste de:
6,27% em maio e retroativo a janeiro.
Segundo a Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), com este percentual de aumento, o vencimento básico inicial da carreira será de R$ 4.965,24, 2% acima do piso nacional da categoria estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).
A concessão do reajuste na folha de pagamento de maio inclui:
o pagamento das diferenças retroativas aos meses de janeiro e fevereiro.
No mês de junho, será realizado o pagamento das:
diferenças retroativas aos meses de março e abril.
Deputados estaduais aprovam aumento dos professores
A Saeb informou que o reajuste é extensivo a coordenadores pedagógicos, professores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e professores indígenas.
A negociação, conduzida pela secretarias da Educação (SEC), Administração (Saeb) e Relações Institucionais (Serin), também envolveu o anúncio da certificação para professores e coordenadores pedagógicos, que vai compor a promoção dos profissionais nos graus da carreira de magistério, com previsão para ainda este ano.
Governo da Bahia anuncia reajustes salariais para professores e técnicos das universidades estaduais; veja o que mudou
Professores de Feira de Santana paralisam atividades para cobrar pagamento do piso salarial
A Saeb afirmou que o pagamento de 50% do valor da promoção será realizado após a inscrição no curso de aperfeiçoamento, em setembro deste ano. Já o restante do pagamento ocorrerá na efetivação da promoção, em junho do ano que vem.
Em 2026, ficou definido ainda o pagamento do Piso Nacional da Educação, no valor nominal que venha a ser fixado, a partir de fevereiro.
Outro ponto do acordo foi a publicação, no dia 13 de março, de uma portaria para conversão da licença prêmio em valores financeiros para professores em regência de classe e, de forma inédita, para coordenadores pedagógicos.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻