
Um garoto de 13 anos esfaqueou Kory McCrimmon, de 16, no coração, em um parque de Glasgow, na Escócia, após uma discussão sobre 50 libras (R$ 368) no dia 31 de maio de 2024. As informações são do site The Sun.
O crime aconteceu em Greenfield Park, onde o jovem agressor, integrante de uma gangue armada com bastões, tacos de beisebol e facas, confrontou Kory e seus amigos.
Segundo informações apresentadas no Tribunal Superior de Glasgow, os dois adolescentes faziam parte de grupos rivais que já haviam trocado ameaças pelas redes sociais.
Inicialmente acusado de assassinato, o jovem de 13 anos admitiu a culpa por homicídio culposo sob provocação, em acordo proposto pelo advogado John Scullion.
Durante o julgamento, foi relatado que Kory e o acusado mantinham contato frequente pelo Instagram e, embora tivessem uma relação amistosa no início, acabaram rompendo após uma disputa por 50 libras. O acusado se recusava a devolver o dinheiro, e as mensagens entre eles se tornaram cada vez mais ofensivas, com ameaças mútuas de violência.
“Ambos faziam essas ameaças dentro do contexto de serem de gangues rivais”, afirmou o promotor Greg Farrell. Em um momento, parecia haver chance de reconciliação, mas no mesmo dia do ataque, o garoto de 13 anos intensificou as ameaças por meio de uma página do Instagram utilizada pelos integrantes das gangues.
Na conversa, eles marcaram o confronto para aquela noite, no Greenfield Park. O acusado chegou a escrever: “Kory, anão, você vai ser decapitado, seu bastardo feio.”
Ainda segundo o promotor, havia uma clara demonstração de arrogância e provocação entre os dois lados, com os adolescentes se incentivando para o embate.
No dia do crime, um grande grupo de jovens, muitos deles embriagados, se reuniu no parque. O agressor e sua gangue chegaram armados e desafiaram Kory e seus amigos.
Kory correu na direção do acusado, que já estava com uma faca na mão. “Ele perseguiu Kory McCrimmon gritando”, relatou o promotor. Quando Kory parou e se virou para enfrentá-lo, o adolescente o atingiu com um único golpe no peito.
O irmão do agressor ainda tentou impedir o ataque, gritando para que ele não fizesse aquilo.
Kory caiu no chão enquanto o autor da facada e os demais fugiram. O acusado apresentava ferimentos no pescoço e na cabeça. Kory sofreu uma perfuração fatal no coração e hemorragia interna grave, além de uma lesão cerebral severa.
O jovem de 16 anos não resistiu aos ferimentos e morreu dois dias depois, em 2 de junho.
Naquela noite, o agressor deu entrada no hospital Glasgow Royal Infirmary com um corte no pescoço e disse que havia se envolvido numa briga no parque. Posteriormente, foi levado para o mesmo hospital onde Kory estava internado, onde acabou preso inicialmente por tentativa de homicídio. Ao ser interrogado, permaneceu em silêncio.
Familiares de ambos os jovens acompanharam a audiência no tribunal. O advogado de defesa alegou que Kory teria atacado o réu antes de ser esfaqueado fatalmente. “O acusado reagiu desferindo um único golpe no peito com a faca”, declarou o advogado.
O juiz Lord Mulholland afirmou que usar uma lâmina contra alguém é um ato “covarde” e que “é uma questão de sorte se a vítima sobrevive ou não”.
Em uma declaração, o juiz completou: “Se existe um caso que mostra o quão estúpido é andar com uma gangue, é este. Não é algo ‘legal’, não te torna um durão. Não te faz forte, se é isso que você deseja ser. Estou há mais de 40 anos nesses tribunais e já vi essa tragédia se repetir inúmeras vezes.”
O juiz também destacou o sofrimento da família de Kory, afirmando que seus pais, Neil e Elizabeth, receberam “uma sentença de prisão perpétua de dor e perda” pela morte do filho.
“Tudo isso por uma briga de gangue estúpida por causa de uma quantia de dinheiro. É uma insanidade completa”, finalizou.