A Seleção Brasileira jogou ontem pela 22ª vez no Monumental de Nuñez, palco da partida contra a Argentina, válida pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2026. O estádio já recebeu 21 compromissos do Brasil, que lá enfrentou os donos da casa em 15 jogos e teve três vitórias, seis empates e seis derrotas.
Somando as partidas contra os argentinos e os embates diante de outros adversários (Peru, Itália, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Chile), o histórico geral da Amarelinha no Monumental é de oito vitórias, sete empates e seis derrotas. A retrospectiva reúne competições como as Copas do Mundo, América e Roca, a Taça do Atlântico e as Eliminatórias, além de amistosos.
Inaugurado em 1938, o estádio localizado na capital argentina, Buenos Aires, foi reformado recentemente e é o maior da América do Sul, com capacidade para cerca de 85 mil pessoas. É também a casa do River Plate e foi o local da última final da Conmebol Libertadores entre Atlético-MG e Botafogo.
O último jogo que a Seleção disputou no Monumental, antes da partida de ontem contra a Argentina, se deu em 13 de novembro de 2015, data do empate em 1 a 1, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018. O meia Lucas Lima marcou o gol do Brasil, em cujo elenco estavam Alisson, Danilo e Neymar.
Conquistas
no Monumental
A Seleção se sagrou campeã no Monumental de Nuñez em duas oportunidades. Pela Copa Roca de 1960, foi superada por 4 a 2 pela Argentina na primeira partida – Brasil marcou com Djalma Santos e Delém -, em 26 de maio de 1960. No segundo jogo, a vitória por 4 a 1, em 29 de maio, com tentos de Delém (2), Julinho e Servílio, garantiu o título.
Em 1976, Copa Roca e Taça do Atlântico foram disputadas em conjunto. O triunfo por 2 a 1, com gols de Lula e Zico, da equipe então treinada por Osvaldo Brandão, portanto, assegurou as duas taças para a Amarelinha, no dia 27 de fevereiro..
Por: Ismael Azevedo
O post Confira o histórico da Seleção Brasileira no Estádio Monumental de Nuñez, palco do jogo contra a Argentina apareceu primeiro em O Estado CE.