Orquestra Contemporânea Brasileira apresenta tributo a Mozart em Fortaleza

A Orquestra Contemporânea Brasileira (OCB) retorna ao palco do Theatro Via Sul Fortaleza, nesta quinta-feira, 27 de março, para o terceiro concerto da série Clássicos OCB, desta vez prestando um grande tributo a Wolfgang Amadeus Mozart.

O repertório escolhido para a ocasião traz algumas das obras mais icônicas do compositor austríaco, incluindo a Abertura das Bodas de Fígaro, a Sinfonia N° 40 em sol menor e a Sinfonia N° 41 – Júpiter.
Após transitar pelo repertório do período Barroco e do Classicismo, a OCB chega ao universo de Mozart, consolidando sua proposta de levar ao público uma experiência musical rica e imersiva. “Os dois primeiros concertos da série foram um verdadeiro sucesso, e isso demonstra o quanto o público cearense tem sede de música erudita. A Orquestra Contemporânea Brasileira segue cumprindo sua missão de difundir a música de concerto e reforçar seu papel como a única orquestra profissional em exercício no Ceará atualmente”, celebra o maestro Arley França, diretor artístico da OCB.

Atração especial
O concerto também marca um momento especial na trajetória da Orquestra Contemporânea Brasileira. Pela primeira vez desde sua criação, a OCB contará com um maestro convidado, consolidando uma prática comum nas grandes orquestras profissionais ao redor do mundo, que frequentemente recebem solistas e regentes convidados para enriquecer sua programação e trazer novas interpretações ao repertório. O convidado para o concerto será Paulo Leniuson, regente titular e diretor artístico da Orquestra Eleazar de Carvalho e regente do Coral Vozes do Ministério Público do Ceará.

O Estado entrevistou alguns dos músicos da Orquestra que demonstrou animação para recepcionar o público cearense. Dimas Cartes, é violinista da Orquestra Contemporânea Brasileira e comenta sua satisfação em se apresentar amanhã. “Faço parte dessa orquestra desde 2019 e estou muito feliz dessa nossa temporada que começamos com a música barroca e estamos nos encaminhando para música clássica. É uma satisfação indescritível ter a oportunidade de colocar todo o meu talento, todos os meus estudos de anos e anos que estudei fora a favor da música aqui em Fortaleza e em especial com a Orquestra Contemporânea Brasileira. Junto com meus pares eu me sinto muito agradecido através do Maestro e pela oportunidade de defender essa bandeira da música de concerto, que possamos atingir o maior número de pessoas possíveis e que as pessoas sejam impactadas de uma forma muito positiva, com esse repertório maravilhoso que a orquestra vem desempenhando ao longo de sua trajetória”, finaliza.
O concerto no Theatro Via Sul Fortaleza promete ser um momento único para apreciadores da música clássica e do talento da OCB.

A orquestra
Criada em 2016 como uma iniciativa cultural do Sistema Brasileiro de Bandas e Orquestras (Sinfonia.br), em parceria com a Associação dos Amigos da Arte (Aamarte), a OCB se consolidou como um dos mais importantes grupos sinfônicos do Brasil. Sob a direção artística do maestro Arley França, a orquestra se destaca pelo compromisso com a difusão da música de concerto e pela formação de novos públicos. A série Clássicos OCB é uma realização do Sinfonia.br, com produção da AX4 e parceria da Aamarte.

Por Ismael Azevedo

O post Orquestra Contemporânea Brasileira apresenta tributo a Mozart em Fortaleza apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.