A vice-prefeita Gabriella Aguiar (PSD) assumiu interinamente a Prefeitura de Fortaleza pela primeira vez, ao voltar de Paris, França, na noite do domingo (23). Ela recebeu o cargo do presidente da Câmara de Fortaleza, Leo Couto (PSB), que também ocupava o cargo interinamente desde a última sexta-feira (21), quando o prefeito Evandro Leitão (PT) viajou para cumprir agenda nos Emirados Árabes Unidades e na Suécia.
Como prefeita interina, Gabriella participou ontem (24) do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE), no Centro de Eventos do Ceará, onde destacou a importância de ter os governos Municipal, Estadual e Federal aliados.
Gabriella ainda se reuniu com a secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, Roseane Silva, e a secretária executiva estadual de Mulheres, Liliane Araújo, para debater o projeto das Lavanderias Comunitárias. E também com o secretário de Relações Comunitárias, André Barbosa.
Gabriella fica no cargo até a próxima sexta-feira (28), quando o prefeito Evandro retorna à Capital.
Cidades Sustentáveis
Em Paris, a prefeita interina participou da 3ª edição do Parceria para Cidades Saudáveis em Paris, um encontro que reuniu líderes globais para debater soluções inovadoras para tornaros centros urbanos mais saudáveis e sustentáveis.
Segundo Gabriella, no encontro, Fortaleza conseguiu ampliar parcerias internacionais e garantir o investimento em dois novos projetos. O primeiro, do Instituto de Pesquisa e Planejamento de Fortaleza (Ipplan), “que foca nos efeitos do calor urbano na saúde triangulando dados e doenças agravadas pelo aumento de temperaturas da cidade.
O segundo, da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), que pretende disponibilizar um painel de dados para toda a população ter acesso mostrando a relação entre fatores de risco com doenças não transmissíveis, como diabetes, doenças respiratórias e câncer de pulmão.
“São dois exemplo do uso da tecnologia para auxiliar a tomada de decisão da Prefeitura na saúde pública”, explica Gabriella. Durante o evento, o prefeito Evandro, por meio de vídeo, anunciou a ampliação do monitoramento do ar em Fortaleza, saindo de 30 monitores para 50, priorizando a periferia. “Essa política também será incluída no Plano Diretor de Fortaleza e vai nos ajudar a compreender onde aas doenças respiratórias são mais presentes e como trabalhar para combatê-las”, analisa a prefeita interina.
O post Gabriella Aguiar assume como prefeita após voltar de evento de sustentabilidade, em Paris apareceu primeiro em O Estado CE.