Os ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP/AL) e do Senado Rodrigo Pacheco (PSD/MG) devem integrar comitiva do presidente Lula (PT) em viagem oficial ao Japão e ao Vietnã na próxima semana. Os atuais chefes do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União/AP) e Hugo Motta (Republicanos/PB) também integram o grupo, assim como alguns líderes da Câmara de partidos da base do petista.
Um aliado do presidente da República disse que esse é mais um gesto de Lula para estreitar o diálogo com a cúpula das duas Casas. Desde o começo do ano, o petista tem dado declarações públicas que quer aproximar o diálogo com Motta e Alcolumbre. Eles já se reuniram ao menos duas vezes no último mês.
Além disso, esse aliado do petista afirmou que há também um simbolismo forte de reunir os atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado, em aceno de unidade com o Poder Legislativo. Os políticos que integram a comitiva devem viajar neste sábado (22) e retornar ao Brasil no dia 30.
De acordo com relatos, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT/PR), foi responsável por ligar para os líderes da Câmara para convidá-los para a viagem. Foram chamados lideranças do PSD, MDB, PP, Republicanos e União. Deverão integrar a comitiva Doutor Luizinho (PP/RJ), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB/AL) e Pedro Lucas (União/MA). Os líderes do Republicanos e do PSD já tinham outros compromissos.
Além disso, o deputado Odair Cunha (PT/MG), ex-líder do partido na Casa, também deverá viajar com a comitiva, assim como o líder do PCdoB, Renildo Calheiros (PE). Cunha é cotado para ser indicado pelo PT para vaga ao Tribunal de Contas da União (TCU).
O post Lira e Pacheco devem integrar comitivade Lula ao Japão apareceu primeiro em O Estado CE.