Camilo cita nomes da base aliada para o Senado, mas deixa definições para 2026

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), apontou quatro nomes que podem ser candidatos ao Senado Federal em 2026 pela base aliada do PT no Ceará. São eles: o deputado federal e líder do presidente Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT); o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa (Republicanos); o deputado federal Eunício Oliveira (MDB), além do atual senador Cid Gomes (PSB).

“Então, tem companheiros nossos, grandes nomes, tem o Guimarães, tem o Eunício, tem o Chiquinho Feitosa, tem o próprio Cid. Enfim, agora é trabalhar”, afirmou Camilo em meio à inauguração do Hospital Universitário do Ceará nessa última quarta-feira (19) e citou outras entregas no estado como o ITA do Ceará, o campus Iracema da Universidade Federal do Ceará e o novo hospital universitário da UFC, novos Institutos Federais e escolas de tempo integral, o Pé-de-Meia, entre outras.

Nas eleições de 2026, apenas duas vagas estarão em aberto para o Ceará no Senado. Portanto, devem ser lançados dois nomes na chapa governista. Camilo evitou citar preferências e ressaltou que as definições não serão feitas neste momento. “Vamos discutir isso. Eleição é só no ano que vem”, disse.

Apesar disso, o ministro – principal liderança política atualmente entre os governistas – já chegou a manifestar apoio ao nome de Guimarães para a “Câmara Alta”, sem deixar claro para que momento. Ele também já defendeu que Cid tem direito a uma das vagas de senador porque já está no cargo.

Na semana passada, Camilo declarou que as únicas definições até o momento entre a base aliada para as eleições de 2026 são as reeleições do governador Elmano de Freitas (PT) e do senador Cid Gomes (PSB), caso esse queira. No entanto, o próprio Cid diz que não pretende tentar o segundo mandato e já manifestou apoio ao nome de Júnior Mano (PSB), atualmente deputado federal. Mano não esteve entre os citados por Camilo.

O post Camilo cita nomes da base aliada para o Senado, mas deixa definições para 2026 apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.