Despesas fazem lucro da Allos cair 8,4% no quarto trimestre de 2024

A Allos (ALOS3) reportou um lucro líquido de R$ 217,4 milhões no quarto trimestre de 2024, queda de 8,4% na comparação anual, segundo o balanço trimestral. Apesar do crescimento em diversas linhas, o resultado foi impactado pelo aumento das despesas financeiras.

Em 2024, o lucro líquido da empresa totalizou R$ 728,6 milhões, um recuo expressivo de 78,4% em relação a 2023. Essa diferença se deve a um ganho contábil extraordinário de R$ 4,5 bilhões registrado no ano anterior, resultado da fusão entre Aliansce Sonae e BrMalls.

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Ebitda e FFO da Allos

O Ebitda ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 12,4% no trimestre, somando R$ 638,5 milhões, com margem de 77,4%. No ano, o indicador alcançou R$ 1,99 bilhão, alta de 7,3%.

O FFO (fluxo de caixa operacional ajustado) avançou 23% no trimestre, totalizando R$ 467,7 milhões, enquanto no ano atingiu R$ 1,37 bilhão, alta de 29%.

Receita impulsionada por aluguel e estacionamento

A receita líquida da Allos foi de R$ 824,9 milhões no trimestre, um avanço de 8,6%. No ano, o faturamento chegou a R$ 2,7 bilhões, crescimento de 7,0%.

A receita de aluguel de lojas cresceu 5,6%, refletindo a recuperação do IGP, que corrige os contratos. Já a receita com estacionamentos avançou 16,6%, impulsionada pelo aumento do fluxo de veículos e pelo reajuste das tarifas.

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Juros pressionam despesas financeiras

O resultado financeiro ficou negativo em R$ 280 milhões no trimestre, um aumento de 150% na despesa em relação ao ano anterior, impactado pelo cenário de juros elevados. No acumulado de 2024, o saldo ficou negativo em R$ 602 milhões, piora de 17%.

Sinergias da fusão e alavancagem

A empresa capturou R$ 134 milhões em sinergias da fusão entre Aliansce Sonae e BrMalls, sendo R$ 104 milhões em ganhos de receita e R$ 30 milhões em cortes de custos. A meta é atingir R$ 210 milhões até o fim de 2025.

A dívida líquida da Allos encerrou 2024 em R$ 3,8 bilhões, com alavancagem de 1,9 vez o Ebitda.

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Desempenho operacional dos shoppings da Allos

As vendas nos shoppings da Allos cresceram 8,6% no trimestre, somando R$ 12,5 bilhões. No ano, o volume chegou a R$ 40,1 bilhões, avanço de 7,7%.

As vendas nas mesmas lojas (SSS) subiram 6,6%, enquanto os aluguéis nas mesmas lojas (SSR) cresceram 6,2%. A taxa de ocupação média dos shoppings foi de 96,8%, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação ao ano anterior.

A inadimplência líquida dos lojistas ficou negativa em 1,2%, indicando recuperação de valores superior a novos atrasos.

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