
Sucos, frutas cortadas e legumes congelados devem ser aposta para área de produtos naturais, afirmou pesquisadora da USP ao analisar tendência global por refeições rápidas. Um estudo realizado pela consultoria global Kantar indicou que a geração Z busca alimentos práticos, saudáveis, sustentáveis e com equilíbrio entre custo e qualidade.
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Pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do campus da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba (SP), afirmaram que os resultados são importantes para avaliar as oportunidades e desafios em posicionar frutas e hortaliças dentro da rotina alimentar da geração Z, população que indicará as demandas de consumo com mais intensidade.
“A indústria de alimentos oferta muito mais produtos práticos que são ultraprocessados. O setor de hortifrúti vai ter que fazer um esforço extra [para captar esse consumidor], porque o hortifrúti está muito mais inserido em um produto ‘não acabado’, que exige preparo”, informa Margarete Boteon, vice-coordenadora do Cepea, coordenadora do projeto Hortifruti Brasil e professora do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz de Queiroz’ (Esaql/USP).
Essa indicação de mudança no setor de hortifrúti é o assunto central da edição de março de 2025 da revista Hortifruti Brasil, publicação realizada pela Equipe Hortifruti do Cepea.
Alimentos orgânicos em feira livre de Bauru (SP)
Yasmin Moscoski
Prático e saudável
A pesquisadora indica que o setor de hortifrúti faça parceria com a indústria de congelados e de minimamente processados para ofertar produtos como:
sucos naturais;
frutas cortadas;
saladas prontas e higienizadas;
legumes congelados;
alimentos, como batatas, para airfryer.
“O movimento da airfryer com batata pré-frita deixou muito claro o que essa pesquisa está indicando mesmo no Brasil. Ela é uma batata mais saudável do que a frita e é prática. Esse é um espaço que a gente tem que tomar com outras frentes, com a beterraba, os brócolis, as alfaces. É uma tendência que não é hoje”, informa Boteon.
Airfryer
Freepik
Refeições rápidas
O estudo da Kantar analisou hábitos alimentares em países da América Latina e Europa e chegou a conclusão de que as refeições rápidas são uma tendência global, independente da geração.
O café da manhã tem sido substituído por bebidas energéticas ou suplementos;
Alguns países têm optado por um almoço mais rápido e com refeições práticas;
Lanche da tarde tem ganhado mais espaço com opções práticas;
Janta tem ficado mais simples com a adesão de sanduíches e pizzas.
Banca de frutas em feira de Bauru (SP)
Yasmin Moscoski
Brasil e a tradição
No Brasil, o estudo informou que 84% das ocasiões de consumo são refeições principais ou café da manhã. Os lanches têm participação de 16%. Um dos motivos é a forte cultura alimentar, como a predominância do tradicional arroz com feijão e adesão ao café da manhã reforçado.
” O Brasil é um dos países que mais tempo gasta em preparo de alimentação. Brasil e México. Em comparação a todos os outros da pesquisa. Qual é o sinal vermelho? É esse consumidor mais jovem, que não quer nem ir à feira, ele pede pelo aplicativo”, afirma Boteon.
Já em países europeus, como o Reino Unido e Alemanha, os lanches rápidos são responsáveis por 28% e 25% das refeições, respectivamente.
Arroz e feijão
Divulgação/Governo do ES
Consumo de hortifrúti no Brasil
De acordo com Boteon, há dois fatores principais que impedem o crescimento de consumo de hortifrúti no Brasil: renda e conveniência.
“A questão de renda é o ponto um. Não é por conta das hortaliças, em especial nesse trimestre, mas é porque se tem um orçamento limitado do consumidor brasileiro, uma situação difícil há anos, e isso limita a disponibilidade a pagar por mais frutas e hortaliças […] já a conveniência é outro fator que tem ocupado um efeito negativo. Ao invés de eu ficar em casa e jantar, eu vou substituir por um miojo ou um pão com mortadela, pizza congelada […] as pessoas não estão preparando os alimentos”, afirma Boteon.
Além disso, a pesquisadora apontou a comercialização e a disponibilidade das frutas e vegetais como um ponto que dificulta o aumento do consumo pelos brasileiros.
Cacho de banana nanica em banca de feira livre em Bauru (SP)
Yasmin Moscoski
Sobre o estudo
O relatório da consultoria Kantar “Appetite for Growth 2024” (“Apetite pelo crescimento 2024”, em português) trabalhou sobre hábitos alimentares de pessoas de todas as gerações do Brasil, México, Colômbia, Itália, França, Alemanha, Portugal, Espanha e Reino Unido entre 2021 e 2023.
O relatório apontou quais são os padrões e ritmo de refeições em cada um dos países, além das mudanças alimentares.
Geração Z
A geração Z é composta pelos nascidos entre 1995 e 2009. São nativos digitais, pois cresceram com acesso à internet e mídias digitais.
Para a geração Z cresce com acesso à internet e mídias digitais
Getty Images/via BBC
Esta geração utiliza as redes sociais como uma plataforma para se posicionar sobre temas como política e cultura, valoriza a flexibilidade no trabalho e nem sempre busca estabilidade em um único emprego. Além disso, é ativa na defesa de causas como saúde mental, diversidade e autenticidade.
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