A Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (SDH-CE) inaugura na próxima terça-feira (3), às 11 horas, o Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) na Rodoviária de Fortaleza, equipamento para atendimento de imigrantes.
Com equipe de atendimento multidisciplinar, o Programa auxilia desde os primeiros processos de regularização documental à articulação com instituições de atendimento especializado, além de consulados e embaixadas.
Em 2023, segundo a secretaria, a iniciativa atendeu 778 pessoas, sendo 37% vindos da Venezuela, 24,5% da Guiné-Bissau, 10% da Colômbia, 8,5% de Cuba e 2,5% da Argentina. Com a inauguração, a pasta abre mais um canal de contato direto com o público.
O equipamento possibilita o acolhimento inicial, orientações sobre o processo migratório, e encaminhamentos à rede de atendimento.
O PAAHM atende a demandas gerais de informação ou proteção de pessoas em situação de refúgio, migrantes, ou sobreviventes de tráfico de pessoas.
“Com a inauguração desse novo espaço esperamos potencializar essa ação e humanizar cada vez mais esse processo de entrada”, afirma Socorro França, que fará a entrega, junto com a vice-governadora Jade Romero.
O post Rodoviária terá posto para imigrantes em situação de vulnerabilidade apareceu primeiro em O Estado CE.