App de mobilidade firma parceria e reforma bicicletário da Capital

A 99 concluiu, nesta sexta-feira (30), as obras do novo bicicletário no Terminal de Ônibus da Parangaba. O equipamento integra o pacote de iniciativas previstas na parceria firmada entre a plataforma e a gestão municipal para otimizar a mobilidade urbana da Capital.

O espaço tem 100 vagas e é referência para projetos futuros de integração de diferentes modais com as linhas de ônibus e VLT da rede de transporte público.

“Esta nova iniciativa de modernizar o bicicletário, vai ao encontro do nosso propósito, que é aprimorar sempre a forma como a população se locomove e promover soluções inteligentes e democráticas na cidade”, afirma Fabrício Ribeiro, diretor sênior de Operações da 99.

A parceria foi firmada no início deste ano com assinatura da Carta de Intenções de Projetos, na qual a 99 se comprometeu a desenvolver diversas ações com foco na segurança e mobilidade urbana. A cooperação inclui ainda campanhas e treinamentos de segurança viária, transporte para a rede pública de saúde e ações para fomento da mobilidade e integração com o transporte público.

Pesquisa DataFolha
Segundo pesquisa da 99, realizada pelo Instituto DataFolha, 50% dos passageiros utilizam o transporte por intermédio de aplicativos para integração com o sistema público de transportes nos trajetos de primeira e última milha. A 99 prevê a oferta de cupons de desconto para corridas que tenham como origem ou destino os terminais urbanos da cidade, com uma campanha piloto focada no terminal da Parangaba.

Projeto modelo
Primeiro bicicletário implantado neste modelo, o equipamento na Parangaba terá o resultado analisado periodicamente para possível reprodução da proposta em outros pontos da cidade, como terminais de ônibus e outros locais de alta demanda de mobilidade urbana.

O bicicletário tem 100 vagas entre ganchos verticais (96) e em paraciclos (4) com descanso na horizontal, planejadas para otimizar o espaço de 108.41 m2 de área construída. O número de vagas proposto deverá colaborar para atender a alta demanda por estacionamentos de bicicletas no local.

O equipamento tem também estrutura modular de metal, que conferiu agilidade ao processo de construção. Além disso, foram planejadas aberturas estratégicas na estrutura para garantir a ventilação natural do espaço.

A operação do bicicletário passa a ser completamente automatizada, com a liberação de entrada de usuários sendo feita com o uso do Bilhete Único nas catracas. O equipamento tem sistema de videomonitoramento 24 horas, gerenciado pela gestão, para assegurar a segurança.

O post App de mobilidade firma parceria e reforma bicicletário da Capital apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.