Esta sexta-feira (30) marcou o início do horário eleitoral gratuito, no qual os candidatos às eleições municipais de 2024 estão permitidos a veicular propagandas nas emissoras de televisão e rádio. Confira como foi a estreia dos concorrentes ao Paço Municipal de Fortaleza.
Evandro Leitão (PT)
Com 05min01seg de tempo “de tela”, Evandro usou seu espaço para apresentar sua história de vida pessoal e profissional e exibir algumas propostas, como o pé-de-meia municipal e o fim da taxa do lixo. Contudo, o foco do petista se estabeleceu em mostrar a ligação com seus principais padrinhos políticos: Camilo Santana (PT), Elmano de Freitas (PT) e Lula (PT). O atual ministro da Educação, inclusive, apareceu em determinado momento falando se sua relação com Evandro, que foi líder de seu governo na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
André Fernandes (PL)
O segundo maior tempo de tela (01min58seg) foi de André Fernandes, que focou em se divulgar como uma renovação para a cidade, em um discurso baseado na “luta contra o sistema”. O candidato criticou a atual gestão municipal e exibiu vídeos seus na periferia de Fortaleza.
Capitão Wagner (União Brasil)
Líder nas intenções de voto, Capitão Wagner usou seus 01min14seg para falar, a priori, sobre sua gestão na saúde de Maracanaú, quando foi o titular da Secretaria de Saúde do Município. O ex-deputado federal afirmou estar mais experiente e preparado para assumir a prefeitura. Wagner foi o segundo mais eleito nas duas últimas eleições municipais, perdendo para Roberto Cláudio (PDT), em 2016, e José Sarto (PDT), em 2020.
José Sarto (PDT)
Atual prefeito, Sarto contou com 01min01seg de tela para exaltar seu mandato, destacando as obras e iniciativas realizadas na sua gestão, como criação de supercreches, novas UPAs e a implementação do passe livre estudantil. O gestor também fez uso do óculos “Juliet”, principal marca de sua campanha até o momento, explicando que o adereço simboliza a juventude da cidade.
George Lima (Solidariedade) e Técio Nunes (PSOL)
George Lima teve direito a 17 segundos, onde usou para alfinetar seus adversários, afirmando, ainda, que não possui padrinhos políticos. Com 25 segundos, Técio Nunes comentou suas propostas e criticou a atual gestão da cidade.
Eduardo Girão (Novo), Chico Malta (PCB) e Zé Batista (PSTU) não tiveram direito a tempo de tela no horário eleitoral, pois seus partidos não possuem número mínimo de representantes no Congresso Nacional.
O post Como estrearam os candidatos de Fortaleza no horário eleitoral apareceu primeiro em O Estado CE.