Desfile de planetas: saiba como ver o fenômeno gratuitamente pelos telescópios do Planetário Ibirapuera


Evento ocorrerá a partir das 19h30 desta sexta (28) dentro do Parque Ibirapuera, na Zona Sul da capital; veja como participar Desfile dos planetas é atração no céu de São Paulo
Sete planetas do Sistema Solar estarão visíveis no início da noite desta sexta-feira (28) em um raro evento astronômico, o desfile de planetas, que é popularmente chamado de alinhamento de planetas. Quem estiver em São Paulo e quiser contemplar o fenômeno poderá ir ao Planetário Ibirapuera, na Zona Sul da capital.
A observação será gratuita e por ordem de chegada na fila;
O planetário, que fica no Parque Ibirapuera, irá ceder dois telescópios profissionais para as pessoas que estiverem no local a partir das 19h30;
Poderão ser observados os seguintes astros: Marte, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Mercúrio;
A olho nu, dependendo das condições do céu, será possível ver Vênus, Marte e Júpiter.
Um dos trajetos mais fáceis para chegar lá é pelo portão 10 do parque, caminhando até a Rosa dos Ventos, próxima ao Centro de Visitantes.
Projetor do planetário do Parque Ibirapuera, em São Paulo
Prefeitura de São Paulo
Tem número limitado de pessoas para ver o fenômeno?
A observação será realizada por ordem de chegada e não há um limite de visitantes para ver o fenômeno. Vale ressaltar que a fila será iniciada às 19h30 e encerrada às 20h30, para que a atividade seja finalizada às 21h.
Desfile de planetas será visível nesta sexta-feira; saiba como observar o fenômeno
Os 7 planetas poderão ser vistos?
Os sete planetas estarão no céu, mas a observação por telescópios nesta sexta será focada apenas em Júpiter e Marte. Isso ocorre porque esses planetas estarão em uma posição favorável, totalmente visíveis, enquanto os demais podem estar muito próximos ao Sol ou perto da linha do horizonte, o que torna sua visualização mais difícil.
Quantos telescópios estarão à disposição?
Serão utilizados dois telescópios profissionais do acervo do Planetário Ibirapuera.
Quem não tiver telescópio e estiver no parque ou fora dele conseguirá ver o desfile de planetas?
Quem não tiver telescópio vai conseguir visualizar facilmente Júpiter e Marte a olho nu. O que diferencia é que com o telescópio é possível observar o brilho alaranjado de Marte e as luas e faixas de Júpiter.
Tem um tempo limite por pessoa para observar os planetas pelo telescópio?
Para que todos consigam participar, a observação poderá ser realizada em torno de 30 segundos por pessoa, tempo suficiente para que os planetas sejam visualizados em detalhes.
‘Alinhamento’?
VÍDEO: Planetas ‘alinhados’ no céu? Astrônomo explica o que realmente está acontecendo
“A gente tem a percepção que eles estão alinhados porque os planetas estão no nosso campo de visão, não que os planetas estão alinhados fisicamente, cada um está a uma distância da gente e por eles terem velocidades diferentes em suas órbitas, eles se concentram em diversas posições, e agora hoje [nesta sexta] vai coincidir que todos vão estar no nosso campo de visão”, disse Mirian Castejon, astrofísica do Planetário Ibirapuera.
Nas últimas semanas, as redes sociais foram inundadas por postagens que espalham informações confusas sobre um suposto “alinhamento raro” de planetas nesta sexta.
A ideia é que alguns planetas do Sistema Solar, como Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, estariam perfeitamente alinhados em uma linha reta, como se fosse possível ver isso de fora do nosso planeta ou mesmo em terra firme. Porém, isso não passa de desinformação. Veja o vídeo acima para entender.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.