O leilão para concessão de 687 km da Rota Agro Norte (rodovia BR-364/RO) — principal corredor logístico de Rondônia — realizado na B3, a Bolsa de Valores brasileira, nesta quinta-feira (27) foi vencido pelo Consórcio 4UM-Opportunity-BR-364/RO.
O trajeto que conecta as cidades de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Ariquemes e Porto Velho, desempenha papel estratégico no transporte de produtos como soja, milho, combustíveis e óleos minerais, que são escoados pelo terminal hidroviário de Porto Velho, via Hidrovia do Madeira.
Enquanto os outros reagem, você já sabe o que fazer! Assine a newsletter gratuita e fique à frente nos investimentos.
A licitação foi estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e prevê um investimento total de R$ 6,3 bilhões ao longo de 30 anos. O consórcio não teve concorrência e ofereceu um desconto de 0,05% sobre a tarifa base.
Segundo Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, a concessão da Rota Agro Norte representa um avanço para a economia local e para a infraestrutura logística do país.
Ele destacou que, além de melhorar a segurança viária e facilitar o escoamento da produção agrícola, a concessão reduz a necessidade de investimentos públicos na rodovia, permitindo a alocação de recursos para outras áreas estratégicas.
Investimentos e melhorias previstas
O projeto de concessão prevê a exploração, conservação, manutenção e ampliação da infraestrutura da BR-364/RO. Entre as principais obras programadas estão:
- Duplicação de 108 km da rodovia;
- Construção de 191 km de terceiras faixas;
- Implantação e adequação de 34 km de vias de acesso aos terminais hidroviários de Porto Velho;
- Construção de vias marginais em travessias urbanas;
- Instalação de três Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros.
A informação que os grandes investidores usam – no seu WhatsApp! Entre agora e receba análises, notícias e recomendações.
O post Consórcio vence leilão da Rota Agro Norte na B3 por R$ 6,3 bilhões apareceu primeiro em Monitor do Mercado.