Prefeitura de Belém pede que prazo do aterro de Marituba continue recebendo lixo até dezembro


Prazo de operação termina nesta sexta-feira (28). A expectativa é que prorrogação seja homologada na Justiça. ‘Aterro Sanitário de Marituba’: no lado fica a parte administrativa e no lado direito ficam as estações de tratamento de chorume.
Adelson Albernás/TV Liberal
A Prefeitura de Belém informou que fez um pedido para que o funcionamento do aterro de Marituba, na região metropolitana, seja prorrogado para dezembro. Uma manifestação favorável ao aumento do prazo foi enviado à Justiça, o que ainda aguarda homologação.
A previsão é que a homologação ocorra nesta sexta-feira (28), dia em que encerra o prazo para que o aterro continue recebendo os resíduos de Belém, Ananindeua e Marituba.
Enquanto isso, um novo aterro ainda não foi licenciado no estado. A medida está prevista em processo licitatório da empresa que faz a gestão dos resíduos sólidos de Belém.
Em nota, a gestão municipal de Belém disse que “acompanha de perto as tratativas da iniciativa privada junto ao Governo do Estado para instalação de novos aterros sanitários na Região Metropolitana de Belém e acredita que em breve se chegará a uma solução definitiva para a questão”.
A secretária de Zeladoria e Conservação Urbana de Belém (Sezel), Thayta Martins, já havia anunciado sobre tratativas para prorrogar o prazo. “O aterro ainda tem capacidade para atender a região metropolitana até o terceiro trimestre. Nós estamos aguardando ainda um parecer judicial para poder anunciar de fato essa informação”.
A tratativa junto ao judiciário para a destinação dos resíduos sólidos produzidos na capital e nos municípios de Ananindeua e Marituba ocorre junto à tramitação de pelo menos dois processos para instalação de novos aterros, o que vem sendo acompanhados pela secretaria.
LEIA TAMBÉM:
Empresa retoma coleta de entulhos após problemas com insegurança no lixão do Aurá
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.