Ataques do Comando Vermelho causam falhas de internet no Complexo do Pecém

O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), localizado em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza, enfrentou falhas de conexão à internet nesta quinta-feira (27) após ataques de criminosos da facção Comando Vermelho (CV). Os criminosos destruíram equipamentos de provedores de internet, cortando fios e invadindo um compartimento onde estavam instalados aparelhos que prestam serviços ao Cipp, que foram danificados por pauladas. Um vídeo foi publicado nas redes sociais com o momento da ação criminosa.

Em nota, a Cipp SA, responsável pela administração do Complexo, informou que as operações no Porto do Pecém funcionaram normalmente durante a quinta-feira (27), mas admitiu “falhas pontuais no fornecimento de internet de algumas empresas”. A administração não detalhou as causas das interrupções, mas fontes locais indicam que os ataques fazem parte de uma estratégia do Comando Vermelho para pressionar provedores de internet a pagarem uma “taxa” ou “pedágio” para operar na região.

O Porto do Pecém é um dos principais polos de crescimento econômico do Ceará, com investimentos projetados que superam R$20 bilhões apenas na produção de hidrogênio verde. O Complexo abrange 19 mil hectares e abriga mais de 80 empresas estratégicas, que geram empregos diretos e indiretos e lucros a nível estadual, nacional e internacional.
Os ataques criminosos têm causado tensão entre moradores e empresários da região. Um funcionário de uma empresa que atua no CIPP que preferiu não se identificar por questões de segurança, afirmou ao O Estado que as atividades de trabalho no local ficaram comprometidas porém não foram paradas totalmente, mas que os trabalhos sofreram atrasos durante toda a quinta-feira (27).

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou ao O Estado que a Polícia Civil do Ceará (PCCE) e a Polícia Militar (PMCE) estão realizando diligências para capturar os responsáveis pelos ataques e desarticular a organização criminosa e que um inquérito já foi instaurado.
“A respeito da ocorrência de danos a caixas de transmissão de internet em São Gonçalo do Amarante, na Área Integrada de Segurança 23 (AIS 23) do Estado, a SSPDS informa que oitivas e diligências são realizadas desde a manhã desta quinta-feira (27). A ofensiva foi desencadeada por equipes da Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana (DPJM) e da Delegacia Municipal de São Gonçalo do Amarante, e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), através de composições do 23º Batalhão Policial Militar (23º BPM). Um inquérito policial foi instaurado”.

Desde outubro de 2022, empresas de internet que se recusam a pagar o “pedágio” têm sido alvo de ataques em Fortaleza e na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Já em 2025, o bairro Jacareacanga, na capital, foi afetado por uma ação criminosa parecida. Bandidos atearam fogo em um carro de uma provedora de internet. Sobre os ataques aos servidores de internet em Fortaleza e nas outras localidades da RMF, a pasta informa que o processo segue em segredo de justiça e não afirma se há ligação entre os casos.
“A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), e com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, realiza investigações e diligências relacionadas à atuação de grupos criminosos contra empresas provedoras de internet. A investigação transcorre sob segredo de Justiça”.
Até o fechamento desta matéria nenhum suspeito havia sido preso.
(Por Redação O Estado)

O post Ataques do Comando Vermelho causam falhas de internet no Complexo do Pecém apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.