Carnaval movimenta busca por seguros e bloqueios remotos

A festa mais popular do Brasil traz consigo não apenas alegria e diversão, mas também um aumento expressivo no número de roubos e furtos de celulares, especialmente em locais de grande aglomeração. Diante desse cenário, cresce a adesão a seguros específicos para smartphones, que se tornaram uma alternativa eficiente para minimizar prejuízos.

De acordo com a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), cerca de dez milhões de celulares no Brasil já possuem cobertura de seguro. Somente no último ano, aproximadamente um milhão de proprietários acionaram o serviço para ressarcimento de danos. As coberturas mais contratadas incluem proteção contra roubo, furto qualificado e danos acidentais.
Phillipe Brandão, diretor de negócios da Camed Corretora de Seguros, explica que o custo do seguro varia entre R$ 100,00 e R$ 150,00 mensais, dependendo do modelo do aparelho e do tipo de cobertura. “Hoje em dia, o seguro não é caro se compararmos com os valores dos smartphones, que estão cada vez mais elevados. Investir nessa proteção pode evitar prejuízos consideráveis”, afirma Brandão.

Celular Seguro
Além da proteção financeira proporcionada pelos seguros, outra ferramenta importante no combate ao crime é o programa Celular Seguro, lançado em 2023 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A iniciativa já registrou mais de 100 mil alertas de bloqueios, sendo quase 50 mil por roubos e cerca de 34 mil por furtos. Com mais de 2,4 milhões de brasileiros cadastrados, o programa permite que os usuários realizem bloqueios remotos de linhas telefônicas e aplicativos bancários por meio de um botão de emergência ou por uma pessoa previamente autorizada.

“Com os preços dos smartphones cada vez mais altos e o risco crescente de furtos em eventos como o Carnaval, especialistas recomendam que os foliões adotem medidas preventivas, como evitar o uso do celular em locais de grande aglomeração, ativar recursos de rastreamento e considerar a contratação de seguros para garantir mais tranquilidade durante a festa”, considerou o economista Helder Cavalcante.

Dicas para evitar prejuízos financeiros

  1. Não guarde cartão e celular soltos em bolsos
  2. Revise limites do Pix e do cartão para o que for usar
  3. Insira você mesmo o cartão na maquininha
  4. Desabilite o pagamento por aproximação dos cartões
  5. Proteja a sua senha de terceiros
  6. Não pague se o visor da maquininha estiver danificado
  7. Baixe o aplicativo Celular Seguro
  8. Use as ferramentas de segurança oferecidas
  9. Faça backup de seus dados e envie para a nuvem
  10. No caso de roubo do aparelho celular ou do cartão, avise imediatamente ao banco e faça um boletim de ocorrência.
    Fonte: Febraban

O post Carnaval movimenta busca por seguros e bloqueios remotos apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.