Nesta quinta-feira (27), dois estudantes universitários foram açoitados publicamente na província de Aceh, na Indonésia, após serem declarados culpados por manter um relacionamento homossexual por um tribunal islâmico local. A punição ocorreu em um parque na capital provincial, Banda Aceh, diante de dezenas de espectadores.
Um dos homens foi condenado a receber 82 chicotadas, enquanto o outro deveria receber 77. As sentenças, originalmente mais severas, foram reduzidas em três chicotadas devido aos três meses que os dois passaram detidos.
Aceh é a única província da Indonésia que aplica a sharia, a lei religiosa islâmica, que proíbe relações entre pessoas do mesmo sexo. No restante do país, o mais populoso de maioria muçulmana no mundo, essas relações não são consideradas ilegais.
Grupos de defesa dos direitos humanos criticaram a punição, classificando-a como discriminatória e alertando para uma tendência de aumento da intolerância contra a comunidade LGBTQ no país. A flagelação pública reacendeu debates sobre os direitos humanos e a aplicação de leis religiosas em Aceh.
O post Homens são açoitados em público na Indonésia por manterem relacionamento homossexual apareceu primeiro em O Estado CE.