Margareth Menezes aproveita recesso da folia para cumprir intensa agenda como cantora no Carnaval de Salvador


Margareth Menezes aproveita o recesso de Carnaval no trabalho como ministra da Cultura para exercer o ofício de cantora em Salvador (BA)
Lucas Assis / Divulgação
♫ OPINIÃO
♩ Ministra da Cultura do terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Margareth Menezes cumprirá intensa agenda no Carnaval… como a grande cantora que sempre foi. Sim, a artista baiana aproveita a pausa nos compromissos políticos, no período da folia, para exercer o ofício no qual ingressou em meados dos anos 1980.
Nem tinha como ser diferente. E Maga faz muito bem em cantar nas ruas da cidade natal, pois a artista soteropolitana é presença indispensável no Carnaval em que a Bahia celebra os 40 anos do som que irrompeu em 1985 e que seria batizado de axé music, sobretudo em Salvador (BA), berço deste mix de ritmos englobados sob o rótulo criado em 1987.
Dona da voz mais potente e calorosa dentre as intérpretes do universo musical afro-pop-baiano, Margareth Menezes contribuiu decisivamente para a amplificar o samba-reggae além das fronteiras de Salvador (BA). São dela os registros mais incensados de Faraó (Divindade do Egito) (Luciano Gomes, 1987) e Uma história de Ifá (Elegibô) (Ythamar Tropicália e Rey Zulu, 1987), dois standards do gênero, sambas-reggae que serão cantados ao longo do Carnaval baiano de 2025.
“Será um Carnaval especial por celebrar esse movimento potente, vibrante e tão querido por todos nós que é a axé music. Festejaremos essas quatro décadas tão representativas para a música da Bahia e do Brasil. A axé music é manifestação que vem do povo, das ruas, desse momento de verão, que tem um palco próprio, o trio elétrico. Então, será uma festa para coroar tudo isso”, resume Margareth Menezes em texto oficial sobre a agenda carnavalesca da cantora.
A artista tem cinco apresentações programadas no Carnaval de Salvador (BA), de amanhã, quinta-feira, 27 de fevereiro, até domingo, 2 de março. A artista inicia a programação da folia na quinta-feira no circuito Osmar (Campo Grande), participando da Abertura do Carnaval, evento que terá Carlinhos Brown como anfitrião. No mesmo dia, Margareth Menezes será homenageada pelo bloco que criou, Os Mascarados, em desfile no circuito Dodô (Barra – Ondina), puxado pelo cantor Tatau.
Na sexta-feira, 28 de fevereiro, a artista é a atração do Camarote Baiano, que estreia em Ondina neste ano de 2025. No sábado de Carnaval, 1º de março, a artista fará celebração da cultura brasileira no Trio da Cultura, que desfilará sem cordas pelo segundo ano consecutivo com a intenção de levar grande cordão multicultural para o circuito Barra –Ondina, a partir das 21h.
Por fim, no domingo, 2 de março, Margareth Menezes encerra a participação oficial no Carnaval de Salvador (BA) voltando a puxar um trio elétrico no circuito Osmar (Campo Grande) após anos em que fez apenas participações nesse circuito (no Carnaval de 2024, a cantora puxou o trio do bloco Os Mascarados, após quatro anos sem desfilar, mas em outro circuito).
O Trio Pipoca sairá sem cordas a partir das 13h, puxado pelo canto incandescente da cantora, desde sempre uma das ministras do Carnaval da Bahia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.