Saiba os riscos dos famosos ‘energéticos’, que deixaram Rafael Zulu internado em estado grave

Rafael Zulu usou as redes sociais nesta terça-feira (25) para fazer um alerta sobre o uso desenfreado de bebidas energéticas. O ator ficou quatro dias internado após ingerir altos níveis da bebida. No hospital, Zulu foi informado pela equipe médica de que estava com fibrilação cardíaca, que é quando o coração deixa de bombear o sangue para ficar batendo de forma desorganizada, trêmula e ineficaz, fazendo com que o sangue não seja distribuído pelo corpo adequadamente.

“Fiquei quatro dias internado, tomando medicação e tendo monitorada essa fibrilação atrial. Foram quatro dias de medo e insegurança. Eu tive medo de morrer”, relatou Rafael Zulu. De acordo com a nutricionista Juliana Crivelini, a ingestão indiscriminada dos energéticos, e em conjunto com bebidas alcóolicas, é um grande problema, que pode, inclusive, levar à morte.

“Os energéticos mascaram os sintomas da embriaguez, fazendo com que o consumidor ingira maior quantidade de álcool. A metabolização do álcool e do energético é feita de forma competitiva pelo fígado, podendo aumentar o tempo de meia-vida dessas substâncias no organismo, causando intoxicação”, explica a profissional.

  • Saiba os riscos dos famosos ‘energéticos’, que deixaram Rafael Zulu internado em estado grave
  • Ator Rafael Zulu é internado às pressas após abuso de energético
  • Globo mira em Xuxa após sucesso de audiência e faturamento no Fantástico
  • Carlos Alberto de Nóbrega é internado e SBT cancela gravações
  • Oruam não passa um dia na cadeia e é solto: ‘Não sabia’

Sintomas

O consumo em excesso das bebidas energéticas pode gerar desde sintomas mais moderados até mais graves, podendo levar o indivíduo a óbito. Entre os principais sintomas estão: insônia e irritabilidade; palpitações e taquicardia; ansiedade; aumento grave da pressão arterial; arritmia cardíaca severa e até mesmo parada cardíaca súbita.

Dose ideal

Juliana Crivelini explica que apesar dos riscos do consumo desenfreado, há maneiras de ter uma relação saudável com as bebidas energéticas. “Cada latinha de energético equivale a cerca de três xícaras de café, bebida que também é rica em cafeína. Por isso, o ideal é que a pessoa consuma de uma a duas latas por dia, no máximo”, explica.

“A estimativa é que uma lata de 250 ml de energético tenha aproximadamente de 80 mg a 90 mg de cafeína (o consumo recomendado para adultos é de até 400 mg por dia). É importante ressaltar que essa recomendação diária engloba o consumo de cafeína total na dieta de um adulto, sendo necessário contabilizar também outros alimentos da sua rotina que contenham cafeína, como chocolates, refrigerantes, chás, dentre outros”, alerta a nutricionista.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Rafael Zulu (@rafaelzulu)

O post Saiba os riscos dos famosos ‘energéticos’, que deixaram Rafael Zulu internado em estado grave apareceu primeiro em EM OFF.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.