
O equipamento começou a ser instalado na Arena Castelão nesta semana
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), divulgou, nesta terça-feira (25), o início da instalação dos dispositivos de reconhecimento facial na Arena Castelão. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) é a responsável por disponibilizar a tecnologia.
A ideia é que o sistema de segurança já esteja em pleno funcionamento na primeira partida da final do Campeonato Cearense, no dia 15 de março, ainda com as equipes participantes a serem definidas. A partir desta data, o acesso às arquibancadas do Gigante da Boa Vista será feito exclusivamente por reconhecimento facial.
LEIA MAIS | Sesporte garante diálogo com FCF e clubes para diminuir quantidade de jogos na Arena Castelão
Ver essa foto no Instagram
Para ajustar detalhes envolvendo a utilização dos dispositivos, uma reunião com representantes dos clubes será realizada na sede da Etice, na tarde desta quarta-feira (26). O objetivo principal da conversa entre as partes é definir o processo de cadastramento dos torcedores, que será de responsabilidade exclusiva das agremiações esportivas.
“No ato da compra, o torcedor será direcionado para uma plataforma para realizar a biometria facial. A imagem deverá ser limpa, sem acessórios – bonés, chapéus ou óculos escuros, por exemplo – para ser aceita. A partir do dia 15 de março, ele só entrará no estádio por meio do reconhecimento facial, mesmo com ingresso comprado”, disse o presidente da Etice, Francisco Barbosa.
A medida de segurança servirá, também, para torcedores visitantes nas competições nacionais. Os apoiadores de outros clubes deverão realizar a biometria facial também sob supervisão do time mandante, que será o responsável pelo gerenciamento da venda de ingressos.
“Os torcedores terão mais segurança, porque as imagens serão disponibilizadas para cruzamento dos dados. Aqueles que já possuem histórico na Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, por exemplo, serão imediatamente identificados”, completou Francisco Barbosa.

Foto: divulgação/Etice