O Congresso Nacional desperdiça grande parte do seu precioso tempo com debates e discussões repetitivas, enquanto deixa de discutir e destacar o comportamento dos bancos multibilionários que destroçam a economia do povo brasileiro com especulação financeira, o que não colabora em nada para o desenvolvimento econômico do país. Foi este um dos trechos de denúncia feita pelo deputado Mauro Filho (PSB), professor de Economia da UFC. Da maneira mais sincera e incisiva possível, o parlamentar traz ao público detalhes revoltantes, em que faz denúncia devastadora sobre casos pouco conhecidos da população brasileira. Segundo ele, entre as 170 instituições financeiras mais atuantes, apenas os quatro maiores bancos privados – Bradesco, Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Santander mantém o mais absoluto controle sobre o mercado financeiro do país, que chega a pagar R$ 900 bilhões de juros, ou seja, 30% da receita do Brasil, um absurdo suportado em muitos poucos países. Advertência semelhante, já havia sido feita há alguns anos pelo ministro Ciro Gomes, então candidato ao Planalto. Mas, àquela época a situação, mesmo grave, estava longe do que hoje se vê com uma Nação atolada em problemas econômicos e financeiros, enquanto o quarteto de bancos exibe a cada ano lucros ilimitados e crescentes. Não admira que o Congresso seja “lanterna” nas pesquisas de opinião pública por ignorar problemas dessa natureza.
O mais prestigiado nos 45 anos do PT. A representação do Ceará na festa dos 45 anos do PT foi uma das delegações melhor recebidas na solenidade que marcou o evento prestigiado pelas figuras de maior expressão do partido. Evandro Leitão foi o orador indicado para falar naquele evento por um fato importante registrado na última eleição: foi o único prefeito de capital a ser eleito pelo PT no último pleito.
Salário antecipado. Uma boa a surpresa para servidores estaduais a decisão do governador Elmano de Freitas ao antecipar para sexta-feira, dia 28, o pagamento da categoria. A medida oportuna manda um recado aos eternos críticos do governo, dizendo que o Ceará está bem de finanças, contrariando o roto discurso da oposição de que o estado está quebrado.
Esquecido. Devendo pouco mais de três mil reais a Dívida Ativa da União, o ex-presidente Bolsonaro reclama tratar-se de perseguição afirmando que desconhecia a existência de débito a pagar. O ex-presidente anda esquecido ultimamente, principalmente de fatos relacionados às denúncias da PGR.
Derrubar barreiras. Alcançado pela inelegibilidade, mas sutil na formalização dos seus desejos, Bolsonaro continua acreditando que derrubará todas as barreiras que impedem a sua candidatura à sucessão de Lula em 2026. Agora mesmo o seu advogado está requerendo ao STF que as denúncias da PGU sejam julgadas pelo Plenário da Corte, e não pela 1ª. turma, como determinou o sorteio.
Eusébio beneficiado. Na visão do deputado Fernando Hugo (PSD), a população do município de Eusébio assim como as suas lideranças, tem todos os motivos para comemorar a maneira como a FIOCRUZ e o Governo Federal, transformam aquela unidade numa das mais importantes produtoras de fármacos e vacinas, em parceria com o CTIE.
Livre de Marçal. Está sendo motivo de alívio à decisão do TRE-SP e TSE, no sentido de afastar definitivamente o político Pablo Marçal, de uma possível candidatura ao Planalto. O mundo político brasileiro não pode esquecer que ele, por muito pouco, não melou o pleito de São Paulo.
Ameaça que preocupa. Como em política tudo é possível, existe no PT uma implicância de uma ala do partido que continua insistindo em não confiar no senador Cid Gomes, por suspeitar que ele estivesse de olho no Palácio da Abolição em 2026. Uma desconfiança que só causa dificuldade ao bom relacionamento com o PSB, e que com certeza, esbarra em Camilo Santana.
Combate da OAB. Diante do surgimento e crescimento da onda de falsos advogados, cujos golpes têm atingido milhares de pessoas em todos os estados, a OAB decidiu entrar em campo pra valer, no sentido de identificar todos os falsários que ameaçam essa carreira benéfica à sociedade. Os suspeitos identificados serão denunciados e presos.
Medida aplaudida. Uma das medidas mais aplaudidas, prometida pela Secretaria de Cultura do Estado, deverá ser a instalação de projetores públicos de cinema, divertimento que, ou não existe, ou é caro. No caso, as Secretarias deverão assumir a administração, quando serão projetados filmes, documentários e jornais cinematográficos.
O post Mauro Filho denuncia Congresso apareceu primeiro em O Estado CE.