Os mercados iniciam a semana atentos a dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, além de eventos políticos na Alemanha e os impactos dos possíveis desdobramentos finais da guerra na Ucrânia.
De acordo com Sergio Ricciardi, sócio da Wiser | BTG Pactual, os investidores acompanharão de perto nos próximos dias nos resultados corporativos de empresas brasileiras, que seguem divulgando os números do quarto trimestre de 2024.
- Investir sem estratégia é dar sorte ao acaso. Descubra como tomar decisões com método e segurança. Baixe o eBook gratuito assinado por Guto Gioielli!
Ibovespa e S&P 500 registram quedas
O Ibovespa encerrou a semana passada em 127.128 pontos, com queda de 0,85%, após um período de recuperação. Já o S&P 500 caiu 1,66%, fechando em 6.013 pontos. O desempenho negativo foi influenciado por novas preocupações com a Covid-19 na China, após relatos de uma mutação do vírus em Wuhan.
O dólar, que vinha de sete semanas consecutivas de queda, subiu 0,49%, encerrando o período a R$ 5,73. Já os juros dos Treasuries de 10 anos, referência para investimentos de renda fixa nos EUA, caíram para 4,43%, recuando 1,05%. Confira a análise na íntegra abaixo:
Expectativa para inflação no Brasil e nos EUA
Nos Estados Unidos, os investidores aguardam a divulgação de indicadores de inflação, como o Índice de Preços de Gastos com Consumo (PCE), indicador preferido pelo Federal Reserve para analisar os juros.
No Brasil, é esperada a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15) nesta terça-feira (25). Considerado como a prévia da inflação oficial do país, o indicador trará indicativos para o mercado de qual será o resultado para os preços em fevereiro.
Também é aguardada a divulgação da relação dívida bruta/PIB na próxima sexta-feira (28). Os investidores acompanharão, ainda, possíveis sinalizações sobre a política econômica na reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
Impactos das eleições na Alemanha e da guerra na Ucrânia
No cenário geopolítico, as eleições parlamentares na Alemanha geraram incertezas, com o avanço da direita política. O mercado também monitora possíveis desdobramentos na guerra entre Rússia e Ucrânia, que podem afetar a economia global.
- Mercado volátil? Sem estratégia, a chance de erro é maior. Baixe o eBook gratuito de Guto Gioielli e aprenda a decidir com inteligência.
Nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump segue negociando questões comerciais, o que pode ter impacto nos mercados internacionais, especialmente no comércio entre EUA, México, Canadá e China.
Agenda econômica da semana
Entre a série de eventos e divulgações de indicadores econômicos e balanços corporativos que o mercado está de olho, estão:
- Segunda-feira (24): Índice de Confiança do Consumidor e balanços da Azul, Vibra e Grupo Mateus.
- Terça-feira (25): Dados do IPCA-15 no Brasil e balanços da Vivo e Raia Drogasil.
- Quarta-feira (26): Relatório do Caged, além dos resultados de Petrobras, Ambev e Yduqs.
- Quinta-feira (27): Dados do PIB dos EUA e resultados de Embraer, Localiza e Copel.
- Sexta-feira (28): Índice PCE nos EUA, e divulgação da relação dívida/PIB no Brasil.
O post Mercados monitoram novos dados de inflação no Brasil e nos EUA apareceu primeiro em Monitor do Mercado.