
Prefeitura detalha plano de serviços para a folia com uso de drones e ponto de atendimento para mulheres vítimas de violência Serviços da prefeitura de Olinda durante o carnaval foram divulgados em coletiva de imprensa
Rafael Souza/g1
O carnaval de Olinda vai ter cinco linhas de ônibus do Expresso da Folia e pontos de apoio a mulheres vítimas de assédio. Essas são algumas das medidas anunciadas pela prefeitura da cidade, durante coletiva de imprensa nesta segunda (24).
Além disso, segundo a gestão, o videomonitoramento na cidade será ampliado, com a instalação de 120 câmeras, sendo 108 dessas instaladas em 35 totens nos principais pontos da folia, bem como mais 12 câmeras adicionais. Outras 13 câmeras são do governo do estado, elevando o total para 135.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
🎊 Fique por dentro do carnaval de Pernambuco
As linhas do Expresso da Folia de Olinda vão funcionar levando os foliões a pontos de acesso ao Sítio Histórico da cidade, sem paradas no percurso. O bilhete será adquirido no ponto de embarque e inclui as tarifas de estacionamento e embarque de ida e volta para o local da folia.
O valor das tarifas ainda não foi divulgado. O pagamento pode ser feito em dinheiro, via PIX e cartões de débito e crédito, com exceção do Circular Olinda, que só aceita dinheiro e o cartão VEM.
Confira as linhas e horários:
Shopping RioMar
Saída: Estacionamento do Shopping RioMar;
Retorno: Travessa do Piza (próximo à Igreja de Santa Tereza);
Horário: sábado, das 8h à 0h; domingo a terça, das 9h à 0h.
Shopping Recife
Saída: Estacionamento do Shopping Recife;
Retorno: Travessa do Piza (próximo à Igreja de Santa Tereza);
Horário: sábado, das 8h à 0h; domingo a terça, das 9h à 0h.
Shopping Plaza
Saída: Estacionamento do Shopping Plaza;
Retorno: Travessa do Piza (próximo ao Campo Society Eco Play);
Horário de operação: sábado a terça, das 8h às 23h.
Shopping Tacaruna
Saída: Estacionamento do Shopping Tacaruna;
Retorno: Avenida Presidente Kennedy (após a ciclovia);
Horário de operação: sábado a terça, das 7h às 23h50.
Circular Olinda
Itinerário: Avenida Tiradentes/Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti/Av. Presidente Getúlio Vargas/Praça 12 de Março;
Horário de operação: sábado a terça, das 9h à 0h.
Apoio a vítimas de assédio
Para coibir o assédio contra as mulheres durante o carnaval, foi firmada uma parceria entre a prefeitura e a organização Livre de Assédio, que possui um protocolo para casos de violência de gênero.
A diretora da organização, Ana Addobbati, reforça que já existe uma lei federal de 2023 de enfrentamento ao assédio, que traz procedimentos para o acolhimento das mulheres.
“A prefeitura está oferecendo um ponto no Carmo, estratégico, de fácil acesso, com assistentes sociais, profissionais bilíngues (…). Na hora que ela pedir ajuda, já sabe que tem um local de fácil acesso aos direitos dela, seja uma assistente social, procurar um hospital, seja delegacia ou até pedir a escolta da PM”, afirmou.
De acordo com a prefeita Mirella Almeida (PSD), está sendo realizada a capacitação dos trabalhadores do carnaval, como equipes da prefeitura, funcionários de hotéis e restaurantes e dos polos de folia, para atender as mulheres vítimas de violência.
“São vários locais (de atendimento). (…) A gente vai ter o apoio da nossa Guarda Municipal, da Delegacia da Mulher, da Polícia Civil, entre outros, tanto na prefeitura de Olinda, tanto na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica estrategicamente melhor localizada e outros pontos que serão sinalizados”, afirmou a prefeita.
Videomonitoramento
De acordo com a prefeitura, no ano passado, apenas 16 câmeras operaram. Na sexta-feira (21), o governo anunciou que os focos de folia voltariam a ser monitorados em vídeo, com a ativação de 47 equipamentos em Olinda e no Bairro do Recife.
“Estamos em contato com o Governo do Estado para que a gente possa ampliar o efetivo da Polícia Militar e, também, a Guarda Municipal e com a vigilância das câmeras de videomonitoramento, com mais de 120 câmeras”, destacou.
De acordo com a prefeitura, as imagens geradas por essas câmeras serão compartilhadas em tempo real com a Secretaria de Defesa Social (SDS), o Centro Integrado de Defesa Social (Ciods) e a sede da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur).
A gestão aponta ainda que, pela primeira vez, será realizado um planejamento em conjunto com a SDS para a operação de drones em três pontos fixos: em frente à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo (bairro do Carmo), além da sede da prefeitura e no Alto da Sé.
Saúde e acessibilidade
A Prefeitura de Olinda detalhou, ainda, as políticas de promoção à saúde durante o carnaval. Será montado um um espaço de Promoção à Saúde, que funcionará das 11h às 17h, no bairro do Carmo.
No mesmo local, está sendo montado um estande de prevenção ao HIV e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com a oferta de testes rápidos para a população.
Além disso, um Polo de Proteção às crianças e adolescentes vai funcionar no Clube Atlântico de Olinda, no Carmo, para acolher crianças filhas de trabalhadores do carnaval da cidade e atuar no enfrentamento ao trabalho infantil.
Na Praça do Carmo, a população também vai encontrar um Camarote da Cidadania, com atendimento especializado para pessoas com deficiência, com 60 vagas por dia, entre os dias 1º e 4 de março.
Mobilidade urbana
Serão montados, ao todo, 29 pontos de bloqueios fixos e seis pontos móveis. Seis pontos de táxi serão disponibilizados para o carnaval e haverá o Expresso Folia, em parceria com o Grande Recife Consórcio de Transporte. São cinco linhas de ônibus para o acesso ao Sítio Histórico, sem paradas durante o percurso.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias