
g1 conta os bastidores de composições que marcaram o Carnaval de Salvador em série especial. No Brasil, ‘Eva” é conhecida pela versão feita pela Banda Eva nos anos 90, mas música é de 1982. ‘Eva’ é música italiana e fez sucesso com versão rock antes de estourar no carnaval
Ironicamente, a história de uma paixão que sobrevive ao “fim da aventura humana na terra” anima os foliões de Salvador há tempos. “Eva”, que estourou na festa através da banda de mesmo nome, na verdade é uma canção italiana. No Brasil, ela ganhou o público com uma versão pop rock antes de receber uma boa dose de tempero baiano.
A canção foi lançada em 1982, pelo italiano Umberto Tozzi, em álbum homônimo. Nascido em Turim, Tozzi é conhecido a nível mundial, com mais de 80 milhões de álbuns vendidos. A versão original de “Eva” conta exatamente a mesma história apocalíptica, onde os amantes fogem em uma nave.
Banda Rádio Táxi gravou primeira versão brasileira de “Eva”
Redes sociais
Apenas um ano depois, em 1983, a banda paulistana Rádio Taxi regravou a canção. A primeira versão brasileira foi fiel à italiana e manteve inclusive o mesmo ritmo. Foram feitas pequenas mudanças, como a adição do famoso solo de guitarra na introdução, marca registrada da música no Brasil.
Confira algumas mudanças que foram feitas na canção:
🟢⚪🔴 “Cedo ou tarde a loucura surgirá na metade da humanidade
Sobre nós rebanhos de exploradores nucleares”
🟢🟡🔵”Meu amor, olha só hoje o sol não apareceu
É o fim da aventura humana na Terra”
🟢⚪🔴”O nosso amor é a última astronave (Eva)
Estaremos apertados mas nos salvará”
🟢🟡🔵”O nosso amor na última astronave (Eva)
Além do infinito eu vou voar”
🟢⚪🔴 “Além dos oceanos
Anfíbios como novo
Marinheiros de Nova York
Sobre Beirute com cabeças de mamute
Sobre um mar de crianças reduzidas a bambu”
🟢🟡”Afinal, não há nada mais que o céu azul
Pra gente voar
Sobre o Rio, Beirute ou Madagascar
Toda a Terra reduzida a nada, nada mais”
Saulo canta ”Minha Pequena Eva” no Carnaval de Salvador
A versão de Rádio Táxi fez bastante sucesso no país, mas “Eva” ainda demorou alguns anos para ganhar as ruas de Salvador no Carnaval. Foi só no final dos anos 1990 que a música foi gravada pela Banda Eva, que na época tinha Ivete Sangalo como vocalista.
A versão baiana teve muito mais mudanças do que a paulistana. A música ganhou um ritmo mais acelerado e foram adicionados os instrumentos de percussão, que a deixaram com “cara de Carnaval”. Com as mudanças, o público passou a acompanhar a banda com palmas ritmadas. [Veja vídeo acima]
Assim, “Eva” virou não só o hino da Banda Eva, como também um dos hinos do Carnaval de Salvador. Devido à fama e ao fato de ter ficado conhecida através da banda do mesmo nome, muitos foliões não sabem que música é, na verdade, europeia.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻