O espetáculo ‘Traidor’ terá duas datas no Teatro Municipal. O g1 conversou com o ator sobre a peça, o personagem e lembranças de outras apresentações na cidade do Triângulo Mineiro. Marco Nanini em cena
Carlos Cábera/Divulgação
Em um cenário repleto de ruínas e uma escultura hiper-realista, um personagem confuso e perdido é atormentado pela solidão e por reflexões da própria mente sobre a era contemporânea. É este o enredo de “Traidor”, peça roteirizada e dirigida por Gerald Thomas e estrelada por Marco Nanini.
A parceria entre diretor e ator retorna aos palcos após 18 anos do primeiro trabalho deles juntos, chegando pela primeira vez ao Triângulo Mineiro. As duas apresentações ocorrem no sábado (3) às 20h e domingo (4), às 18h, no Teatro Municipal de Uberlândia.
O g1 conversou com o protagonista do espetáculo sucesso de crítica e de público. Confira!
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do Triângulo e região
Solidão
O espetáculo, que mistura drama e comédia, usa luzes e músicas nas separações dos devaneios de Nanini. O público pode acompanhar os cenários criados pelo personagem e se aproximar dos delírios, como alguém que está perto de enlouquecer.
“É como se fosse uma ilha. Um homem que está numa ilha, pensando nessas coisas todas. Acho que essa ilha representa a solidão dele, porque é um homem muito solitário, então ele está tendo devaneios, sofrendo coisas, imaginando outras”, explicou o ator.
O personagem, segundo a sinopse, é acusado de algo que ele não cometeu e dialoga com a própria consciência. O ator afirmou que enxerga a peça como uma espécie de linha do tempo, como nas redes sociais.
“São fatos que acontecem, desconexos uns aos outros, quase como se fosse um Instagram”.
Apesar da solidão representada na obra, figurantes e uma voz auxiliam o fluxo da peça e contribuem para a confusão mental, visto que contradizem alguns pensamentos dele.
“É um monólogo, mas não estou exatamente sozinho. Tenho 4 atores que fazem o apoio, eles são figuras que representam também coisas da imaginação do personagem. Atores representam outras figuras e também tem cenas mudas que estão na imaginação desse homem.”
Segundo ele, a presença dos figurantes se trata de uma decisão de direção que objetiva preencher o palco com suas movimentações.
Uma tragicomédia
Apesar da dramaticidade da trama, o texto também pode fazer os espectadores rirem.
“É uma tragicomédia, vamos dizer assim, porque tem cenas cômicas e tem assuntos sérios também”, disse Marco Nanini.
Na complexidade teatral, o intérprete quer encontrar a origem da tragédia, com base nas obras de escritores como Shakespeare e Kafka, na tentativa de explorar a condição humana, marcada por angústias e medos na contemporaneidade causados pelo campo virtual.
Para o ator, o personagem é capaz de gerar identificação nos espectadores.
“Eu gosto muito do temperamento dele, da dramaticidade que ele tem. Qualquer espectador vai tirar uma certa confusão, vai se identificar com alguma parte desse espetáculo, se não com ele todo”, afirmou.
Para ele, a reação do público também é um ponto forte de estar em cena com “Traidor”.
“As pessoas reagem muitíssimo bem e eu gosto muito disso. Vejo que elas gostam, sinto que elas gostam. Algumas podem ser que não, mas é uma minoria.”
A classificação indicativa da peça é de 16 anos.
Segunda vez em Uberlândia
Traidor já passou por São Paulo, onde estreou em novembro de 2022, Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro. A apresentação em Uberlândia será a primeira fora de uma capital.
Marco Nanini, que já esteve no município em outras oportunidades, afirmou estar ansioso para o retorno.
“Eu estive em Uberlândia em 2013, no mesmo Teatro Municipal, com o espetáculo ‘A Arte e a Maneira de Abordar seu chefe para pedir um aumento’. É um teatro lindo, muito bom e confortável. As casas estavam todas lotadas”, finalizou Nanini.
Uberlândia é a segunda cidade mineira à receber o espetáculo, uma semana depois de Belo Horizonte.
Valter de Paula/Arquivo Pessoal
Vira-lata caramelo diverte moradores de cidade mineira ao usar ‘tornozeleira eletrônica’ na patinha
Mandioca gigante de 50 kg cultivada por idoso é furtada logo após a colheita
Ingressos
Os ingressos para “Traidor” podem ser adquiridos pela internet e nos pontos de venda físicos:
Loja Inclusive Brechó, na Avenida Cesário Alvim, nº 396 – Centro (aberta das 9h às 18h, de segunda a sexta e das 9h às 14h aos sábados – estacionamento conveniado ao lado)
Provanza Pátio Vinhedos, Avenida dos Vinhedos, nº 50 – 18 – Jardim Karaíba (aberta das 10h às 19h, de segunda a sábado)
Sala Uberlândia na Rota das Culturas, Uberlândia Shopping – Avenida Paulo Gracindo, nº 15, segundo piso, próximo ao Café do Ponto.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo e Alto Paranaíba
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
0