
Alvo do mandado é apontado como líder de um grupo que faz apologia ao nazismo, crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. Suástica, bandeira e escudos de apologia ao nazismo;VÍDEO
A Polícia Civil encontrou símbolos de apologia ao nazismo na casa do homem alvo de um mandado de busca e apreensão em Joinville, no Norte de Santa Catarina, nesta sexta-feira (21). Entre os objetos há uma bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA, e escudos de uma força paramilitar nazista.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O alvo do mandado é suspeito de ser um dos lideres de um grupo que faz apologia ao nazismo, crime previsto em lei no Brasil, com pena de reclusão. Entenda abaixo os significados das imagens:
Bandeira
Achada pendurada perto da porta da casa do homem alvo da operação, a bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA, foi usada por um conjunto de Estados separatistas durante a Guerra Civil Americana. Conforme o professor de história Wilson de Oliveira Neto, atualmente o símbolo passou a ser utilizado por grupos supremacistas e neonazistas ao redor do mundo.
“Após a Guerra Civil Americana, e ao longo do século XX, essa bandeira recebeu uma reapropriação simbólica. Hoje, de fato, ela é uma bandeira que está ligada a grupos supremacistas brancos nos Estados Unidos e fora dos Estados Unidos, como por exemplo no Brasil”, explicou o professor.
Bandeira dos Estados Confederados do Sul dos EUA e com as siglas dos estados SC, PR e RS, e a palavra “Sul” escritas, também foi apreendida no local.
Polícia Civil/Divulgação
Na bandeira encontrada na casa homem haviam siglas de SC, PR e RS, e a palavra “Sul” escritas. Para o professor da Universidade da Região de Joinville (Univille), a menção dos estados sugere ainda mais que ela tem ligação a ideia de separatismo no sul do país.
Doutor em Sociologia Histórica pela Universidade Carolina em Praga, Douglas Neander Sambati explicou que a bandeira já foi usada durante muitos anos como elemento de “enfeite que simboliza a cultura do sul dos Estados Unidos”.
“Ela é um símbolo aceitável de racismo no mundo. Foi utilizada durante muito tempo nesse sentido e tem ganhado ainda mais suporte”, explica o doutor.
⚠️ Segundo o professor de história da Univille, apesar da simbologia, o uso da bandeira não é considerado crime: “Ela não é uma bandeira criminalizada no Brasil. Ela tem um peso simbólico que a remete a grupos supremacistas, mas não é criminalizada”, resume.
Escudos da SS
Símbolos nazistas encontrados na casa do homem alvo da operação desta sexta-feira
Polícia Civil/Divulgação
Os escudos encontrados na casa do homem fazem referência às divisões da Waffen-SS, a força paramilitar nazista que atuou durante a Segunda Guerra Mundial, segundo o professor Wilson de Oliveira Neto. Cada escudo representa uma divisão específica dessa organização.
Oliveria Neto explica que quando a SS surgiu, antes da instalação do regime nazista, o órgão tinha como função servir de guarda-costas para Hitler, mas que com o passar do tempo se transformou numa organização que foi uma espécie de Estado dentro do Estado nazista.
Símbolos foram encontrados com investigado por liderar grupo em SC
“Os adesivos que você está vendo representam emblemas das suas divisões de infantaria”, afirma o professor. “Depois da Segunda Guerra Mundial a gente tem a criminalização da SS”, conta. Veja abaixo o que diz cada uma delas.
12ª Divisão SS “Hitlerjugend” – Unidade formada por jovens da Juventude Hitlerista, conhecida por sua fanática lealdade ao regime nazista.
2ª Divisão SS “Das Reich” – Unidade de elite da Waffen-SS envolvida em várias atrocidades de guerra.
6ª Divisão SS “Nord” – Unidade originalmente formada para operar no Ártico, lutou principalmente na Frente Oriental.
3ª Divisão SS “Totenkopf” – Conhecida por seus crimes de guerra, composta por ex-guardas de campos de concentração. Seu símbolo é uma caveira.
5ª Divisão SS “Wiking” – Unidade composta por voluntários estrangeiros, principalmente escandinavos.
7ª Divisão SS “Prinz Eugen” – Formada por voluntários de etnia alemã dos Bálcãs, lutou contra guerrilheiros na Iugoslávia.
4ª Divisão SS “Polizei” – Criada originalmente a partir de policiais alemães, participou de repressões brutais em territórios ocupados.
Saudação nazista
Para Oliveira Neto, a imagem que mostra uma fotografia do suspeito fazendo uma saudação nazista é uma apologia ao nazismo. Criminalizada no Brasil, a ação “era típica dos regimes fascistas, não só do nazismo, como também do fascismo na Itália, do franquismo na Espanha”, diz.
A apologia do nazismo se enquadra na Lei 7.716/1989, segundo a qual é crime:
Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa – ou reclusão de dois a cinco anos e multa se o crime foi cometido em publicações ou meios de comunicação social.
Fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo. Pena: reclusão de dois a cinco anos e multa.
Homem alvo da busca em foto apreendida pela Polícia Civil. Imagem foi envida borrada à imprensa
Polícia Civil/Divulgação
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
fo no sábado (16) e o