Mumuzinho – Das rodas de samba aos palcos do Brasil

Márcio da Costa Batista, o Mumuzinho, é um dos maiores nomes do samba e pagode brasileiro. Em entrevista ao Jornal O Estado, ele compartilha sobre seu novo DVD “Conectado”, um projeto que mistura estilos musicais e inovações tecnológicas. “Decidi unir outros estilos ao meu pagode, e essa mistura deu muito certo”, revela o cantor. Ele também fala sobre suas parcerias e como elas influenciam seu trabalho: “Escolhi artistas com quem tenho uma conexão verdadeira, o que resultou em músicas incríveis”. Além de sua presença marcante na música, Mumuzinho também fez sua marca na televisão, integrando programas como Esquenta! e participando do remake de Os Trapalhões. Em 2018, ao vencer o quadro Show dos Famosos no Domingão do Faustão e, posteriormente, assumindo o papel de técnico no The Voice Kids em 2020, ele mostrou a versatilidade que o caracteriza.

Mumuzinho ainda comenta sua relação com as plataformas digitais e o desafio de manter sua essência, afirmando que a música “De Pegas com Ex” é a cara do verão. Com a turnê “Conectado” prestes a começar, ele promete um show grandioso: “Vamos levar o DVD para o Brasil, com todos os elementos que encantaram o público.”

O ESTADO | “Conectado” marca um momento especial na sua carreira, com fusões de estilos musicais e parcerias inesperadas. Como surgiu a ideia de explorar essa diversidade sonora?
MUMUZINHO | Conectado surgiu do momento em que vivo na minha carreira, pela minha conexão com a música. A partir daí, decidi que eu gostaria de unir outros estilos musicais que amo ao meu pagode. E acho que essa mistura deu muito certo, e ainda me possibilitou trabalhar com artistas que eu admiro demais.

O E. | Você já colaborou com artistas de diferentes gêneros, como Thiaguinho, Belo e agora Michele Andrade. Como essas parcerias enriquecem seu trabalho e influenciam o pagode?
M. | Para o DVD, eu escolhi artistas que se conectam ao meu trabalho e que realmente eu tenho um carinho e troca verdadeira. Então, além da questão pessoal, acho que essas conexões trouxeram músicas incríveis, com uma sonoridade únicas e quem sai ganhando é o público, sempre. Sou uma pessoa muito focada e determinada, busco sempre entregar o meu melhor aos meus fãs.

O E. | O DVD Conectado apresenta inovações tecnológicas que nunca tinham sido vistas no pagode. Como foi o processo criativo para incluir essas novidades no projeto? Com mais de 15 anos de estrada, como você enxerga a evolução do pagode ao longo desse período e qual é o papel do gênero no cenário musical atual?
M. | Durante o processo de estruturação do “Conectado”, eu busquei muita inspiração em shows de cantores que eu admiro. Durante minha viagem para Europa, assisti aos shows da Beyoncé e do Usher, entre outros e, a partir daí, comecei a ter referências do que eu gostaria para o meu novo trabalho. Claro, eram apenas referências no início, jamais imaginava que conseguiríamos fazer um projeto tão grandioso e único como este novo DVD.

O E. | Muitos artistas buscam adaptar suas músicas às tendências de consumo das plataformas digitais. Como você equilibra essa necessidade sem perder sua essência? O verão é sempre uma época forte para lançamentos musicais. O que você espera que “De Pegas com Ex” represente para o público nesta estação?
M. | Obviamente, todo artista se preocupa com seu repertório e em ter um grande hit. Mas, eu jamais fujo da minha essência e verdade para ir em busca do sucesso. E, para esse verão, estamos com uma música incrível, super para cima que é a “De Pegas com o Ex”, com um swing dançante, gostoso. Eu acho que essa mistura de pagode com forró é a cara do verão e estamos trabalhando com essa proposta.*

O E. | Você se destaca não apenas como cantor, mas também como um grande intérprete. Há planos para se aventurar em outros formatos, como cinema ou teatro, ou um novo programa de TV em 2025?
M. | Essa fase da minha carreira marca meu reencontro com a música. Eu nunca a deixei de lado, mas foquei em outros projetos que faziam sentido naquele momento, agora estou voltando com tudo para a música e meu foco para esse ano é 100% a Tour “Conectado”. O DVD foi lindo e a turnê não será diferente, vamos levar esses shows pelo Brasil, com todos os elementos que encantaram o público no DVD, como a catapulta, os painéis de LED e toda a cenografia. Vai ser lindo!

O E. | Durante a gravação do DVD em São Paulo, houve alguma situação ou momento que ficou marcado para você? Há algum sonho ou projeto ainda guardado que você gostaria de realizar?
M. | Nossa, eu tenho muitos sonhos e planos! Sou um cara que ama criar e vive da arte – seja na música, na atuação…. Inclusive, para este ano vem muita coisa boa ainda, o ano está só começando. Aguardem!

O post Mumuzinho – Das rodas de samba aos palcos do Brasil apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.