
Nos testes feitos na prática, a redução da emissão de CO2 foi de 17% no ambiente urbano e de 8% levando em conta as estradas e a cidade. Tecnologia desenvolvida na UFMG reduz a poluição provocada por caminhões
Uma tecnologia desenvolvida na Universidade Federal de Minas Gerais reduz a poluição provocada pelos caminhões.
É um veneno invisível que polui o ar e ameaça o equilíbrio do planeta. O CO2 – ou gás carbônico – é emitido em atividades como a indústria, a agricultura e os transportes.
Em 2023, o Brasil despejou na atmosfera 2,3 bilhões de toneladas do gás. Os caminhões foram responsáveis por mais de 94 milhões de toneladas. E como isso afeta o ar, o motorista, o pedestre e você que está aí assistindo à reportagem?
O CO2 é o gás que mais contribui para o efeito estufa e para o aquecimento do planeta. E vem de laboratório uma solução que pode minimizar o problema. O produto, que até parece um isopor, foi criado na Universidade Federal de Minas Gerais. Ele é o resultado da mistura de várias substâncias químicas. E no laboratório, os pesquisadores constataram que ele tem a capacidade de reter o gás carbônico, como se fosse uma esponja.
À medida que um caminhão circula, o diesel é queimado e libera o CO2. Os cientistas instalam um reator na descarga do caminhão. Dentro dele estão esferas feitas de materiais químicos. O CO2 é capturado pelas esferas e fica retido, evitando a ida para a atmosfera. O CO2 capturado ainda pode ser reutilizado: na fabricação de bebidas, alimentos e como componente de outros combustíveis.
“O planeta precisa controlar isso, reduzir a quantidade de CO2 na atmosfera que vem aumentando ao longo do tempo desde a Revolução Industrial. Se ele tiver muito baixo, esfria demais. Se estiver muito alto, esquenta demais. Então, a gente tem que ter um equilíbrio”, afirma Jadson Cláudio Belchior, professor do departamento de Química da UFMG.
Nos testes práticos, a redução da emissão de CO2 foi de 17% no ambiente urbano.
“Existe uma redução significativa e essa redução é capaz de você produzir outras coisas com esse gás que foi capturado. Então, fazer um ciclo completo, fazer um ciclo de geração de outros combustíveis ou utilização em outras formas mais nobres do CO2 e você limpar o meio ambiente, reduzir essa carga que causa tantos problemas como o aquecimento global”, diz Valéria Pimentel, pesquisadora do Instituto Nacional de Tecnologia.
Tecnologia desenvolvida na UFMG reduz poluição provocada por caminhões; veja como funciona
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM:
Emissões de CO2 por combustíveis fósseis alcançam recorde sem limite à vista, indica estudo
CO2, CH4 e N2O: concentração de gases de efeito estufa seguem em alta e atingem novo recorde
Empresas e governos estrangeiros vão comprar quase R$ 1 bilhão em créditos de carbono na Amazônia brasileira