Terremoto de 3,9 na Itália fecha escolas e evacua famílias

Região dos Campos Flegreus.Reprodução

Um tremor de magnitude 3,9 sacudiu a região dos Campos Flegreus, próximo a Nápoles, na Itália, às 15h30 (11h30 no horário de Brasília) deste domingo (16). As informações são do Corriere Della Sera.

O abalo foi sentido em vários bairros da cidade e obrigou o isolamento de algumas ruas. Este foi o tremor mais forte registrado na região desde o início do ano.

A oscilação dos instrumentos do Observatório Vesuviano de domingo (16).Corriere della Sera/Reprodução

Cerca de duas horas depois, a terra voltou a tremer duas vezes: às 17h18 (13h18 no horário de Brasília) um abalo de magnitude 2,3 e às 17h30 (13h30 no horário de Brasília) outro de magnitude 2,7. Os três tremores tiveram origem no mar perto de Pozzuoli, a cerca de 2,5 km de profundidade, em uma área conhecida por movimentos lentos do solo ligados à atividade vulcânica.

Danos e medidas emergenciais

Segundo o jornal Corriere Della Sera, em Bacoli, o tremor causou um vazamento em uma tubulação de água, que foi consertado no domingo. O prefeito Gerardo Josi Della Ragione afirmou que moradores pediram vistorias em casas e as escolas não apresentaram danos, mas houve rachaduras em encostas próximas.

Em Pozzuoli, o prefeito Gigi Manzoni ordenou o fechamento das escolas para inspeções e anunciou que famílias temerosas serão alojadas temporariamente no ginásio Palatrincone.

O prefeito Della Ragione durante as vistorias iniciadas nas escolas de Bacoli.Corriere della Sera/Reprodução

Em Nápoles, o prefeito Gaetano Manfredi confirmou quedas de reboco em Vomero, mas sem danos graves nas ruas ou escolas, e disse que a situação está sendo monitorada 24 horas.

Série de tremores preocupa região

Desde sábado (15), a região já registrou quase 70 tremores leves, sequência comum em áreas vulcânicas como esta. Na madrugada de domingo, dois abalos, de magnitudes 2,1 e 2,2, foram detectados, seguidos por outro no sábado à tarde, de 2,4. Hospitais locais relataram que pacientes sentiram os tremores, mas não houve feridos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.