A Codevasf realizou neste mês mais uma ação de capacitação para pequenos produtores de camarão do estado do Ceará. Desta vez foram capacitados produtores do perímetro irrigado Morada Nova, localizado no município de mesmo nome.
O treinamento soma-se a outros realizados pela Companhia desde agosto de 2024, em Morada Nova e Limoeiro do Norte. Ao todo, 111 produtores foram capacitados até o momento.
O objetivo da iniciativa, promovida pela Codevasf em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura, é habilitar associações de produtores rurais a atuar com qualidade na área da carcinicultura — cultivo de camarões em viveiros escavados.
As capacitações promovem boas práticas de cultivo e desenvolvimento econômico sustentável para as comunidades.
“A produção de camarões tem grande potencial no Ceará. A Codevasf tem buscado capacitar membros de associações de produtores para ampliar as oportunidades de desenvolvimento das comunidades, de modo sustentável”, explica Marlos Costa, superintendente regional da Companhia no Ceará.
“O trabalho conjunto de produtores, por meio de associações, abre espaço para o crescimento da atividade e para a possibilidade de agregarem valor à produção, com conhecimento e emprego de boas práticas”, acrescenta Costa.
Durante os treinamentos, os produtores têm acesso a informações teóricas e práticas, que incluem análises físico-químicas da água, uso de equipamentos como balanças digitais e apetrechos empregados nas despescas, manejo de parâmetros, nutrição, processamento do pescado e aspectos econômicos e comerciais relacionados à produção de camarões.
De acordo com o produtor Aldir Castro, que cultiva camarões há três anos em Morada Nova, o treinamento o ajudou a identificar detalhes que podem passar despercebidos.
“Com certeza vai agregar muito no nosso dia a dia, porque foi explanado desde a construção do viveiro, o manejo do dia a dia do camarão, a identificação de doenças, a escolha da larva do camarão, as tomadas de decisões, os melhores períodos para produzir, a qualidade de água — tudo isso são coisas que a gente utiliza no dia a dia”, diz.
O instrutor do treinamento, Augusto Albuquerque, que é engenheiro de pesca, avalia que os alunos têm saído da capacitação habilitados a dialogar melhor com fornecedores e possuindo maior domínio da atividade.
“A gente teve a possibilidade de apresentar a história da carcinicultura, passando pela caracterização da espécie cultivada, escolhendo uma área ideal para cultivo, passando por todos os manejos principais de água, de escolha de pós-larva, de escolha de nutrição”, lista Albuquerque.
Veja mais fotografias: https://drive.google.com/drive/folders/1kY5mphYPibAOOi-SXlPH66KktsDhXphQ?usp=sharing
Assessoria de Comunicação da Codevasf
Site: http://www.codevasf.gov.br
Telefones: (61) 2028 – 4442 / 4758
E-mail: [email protected]