O governador Elmano de Freitas (PT) recebeu, na noite de ontem (14/2), o presidente licenciado do PDT e ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), para uma conversa sobre o apoio da sigla à sua gestão. Também participaram do encontro os deputados federais André Figueiredo e Mauro Filho. André ocupa interinamente a presidência nacional do partido.
O encontro estreitou laços entre as lideranças nacionais e estaduais do PDT e o governador e dá indícios do posicionamento da sigla para 2026. Nas eleições municipais de 2024, o PDT se dividiu na disputa do segundo turno da Prefeitura de Fortaleza: o grupo mais alinhado ao ex-prefeito Roberto Cláudio foi de André Fernandes (PL); e os demais fecharam com o petista Evandro Leitão.
André Figueiredo defende que o que houve foram “posicionamentos individuais” em apoio ao candidato do PL, mas que, em nível estadual e federal, o PDT estava com Evandro. Em 2026, as eleições serão justamente em nível estadual e federal. No Congresso Nacional, o PDT é base do governo Lula (PT).
Fortaleza
Hoje pela manhã, os líderes pedetistas também se encontraram com o prefeito Evandro para estreitar laços entre PDT e PT também no município. Atualmente, dos oito vereadores pedetistas na Câmara Municipal, seis estão na base governista. Jânio Henrique está indefinido e PP Cell é oposição.
Por Mauricio Moreira
O post PDT se aproxima da base com encontros entre Lupi, Figueiredo, Elmano e Evandro apareceu primeiro em O Estado CE.