O cineasta brasileiro Carlos José Fontes Diegues faleceu aos 84 anos, nesta sexta-feira (14). Conhecido por Cacá Diegues, o cineasta é considerado um dos maiores nomes do cinema nacional. Sua filmografia conta com obras como “Xica da Silva”, “Bye Bye Brasil” e “Tieta do Agreste”.
Cacá faleceu no Rio de Janeiro na madrugada desta sexta-feira (14). Segundo a Clínica São Vicente, o cineasta iria se submeter a uma cirurgia, mas teve “complicações cardiocirculatórias”.
Quem foi Cacá Diegues?
Nasceu em Macéio, Alagoas, no dia 19 de maio de 1940. Apesar das raízes nordestinas, mudou-se para o Rio de Janeiro com apenas 6 anos de idade, onde cresceu e desenvolveu sua carreira.
Durante a graduação de direito na PUC-Rio, foi presidente do Diretório Estudantil e fundou um cineclube, onde iniciou sua carreira como cineasta.
Em 1960, foi um dos fundadores do movimento Cinema Novo ao lado de Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Joaquim Pedro de Andrade, Paulo Cesar Saraceni, Leon Hirszman e outros.
Reconhecimento
Os filmes dirigidos por Cacá passaram por importantes festivais internacionais de cinema, como Cannes, Veneza, Berlim, Toronto, Locarno, Montreal, San Sebastian, Nova York, e outros.
Seu prêmio mais recente foi de Melhor Filme nos Festivais de Montreal e Paris.
O post Cineasta brasileiro Cacá Diegues morre aos 84 anos apareceu primeiro em O Estado CE.