Relator para liberdade de expressão é pressionado no Brasil e pede serenidade

O relator para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Pedro Vaca, afirmou nessa quarta-feira (12) que o convite feito pelo Brasil à delegação dele demonstra ao mundo a ampla força democrática do país. Diante da pressão de bolsonaristas para que o órgão internacional faça uma reprimenda ao Judiciário brasileiro, Pedro Vaca também pediu à sociedade brasileira “uma conversa serena” que “possa somar ao debate público no Brasil”.

“Eu estou aqui a convite do Estado do Brasil e isso, aos olhos da comunidade internacional, mostra uma abertura à observação internacional que encontramos, de ampla força democrática e de enorme contribuição ao diálogo regional”, disse. A declaração ocorreu durante um encontro com parlamentares governistas que participaram da CPI do 8 de janeiro, incluindo a relatora, senadora Eliziane Gama (PSD/MA).

A reunião foi dividida em duas partes, uma pública e outra restrita. Pedro Vaca cumpre extensa agenda no Brasil. Um dia antes, o relator se encontrou com aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e com a família do homem preso pelo ataque do 8 de janeiro que morreu na Penitenciária da Papuda, em Brasília.
Na saída de um dos eventos, em entrevista ao site Metrópoles, disse estar “impressionado” com denúncias de parlamentares sobre liberdade de expressão. “O tom dos relatórios é realmente impressionante”, afirmou.

Na segunda-feira (10), ele se reuniu com integrantes da Polícia Federal (PF), de quem recebeu uma cópia da minuta do golpe preparada em 2022 por bolsonaristas. Em outra ocasião, no mesmo dia, foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) para uma conversa com o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, e o ministro Alexandre de Moraes.
Após a agenda de ontem, o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol/RJ) afirmou que Pedro Vaca disse ter precisado de pouco tempo no Brasil para perceber o poder da desinformação.

O post Relator para liberdade de expressão é pressionado no Brasil e pede serenidade apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.