A promessa de campanha do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), destinada à categoria dos motoqueiros foi o tema escolhido pelo vereador PP Cell (PDT) para estrear na oposição à gestão petista. O vereador repercutiu, na quarta-feira (12/2), no Plenário da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) um vídeo divulgado nas suas redes sociais no qual cobra do prefeito o cumprimento da promessa de reduzir em 50% o IPVA de motocicletas de até 160 cilindradas.
“Alô, galera que está no corre das entregas e todos os motociclistas. Na minha gestão, você vai pagar só metade do IPVA. isso vai valer para as motos de até 160 cilindradas. A Prefeitura tem direito a metade do IPVA, e nós vamos abrir mão”, promete Evandro em vídeo divulgado na campanha de 2024. IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, pago anualmente pelos donos de automóveis.
O último dia para o pagamento da primeira parcela do imposto foi na segunda-feira (10/2). O fato foi usado como mote pelo parlamentar para cobrar Evandro. “A gente pede a você, prefeito, que cumpra com sua promessa de campanha. Afinal de contas, os motoqueiros que votaram em você precisam desse benefício”, ataca PP Cell. O pedetista era vice-líder da gestão do ex-prefeito José Sarto (PDT) e, agora, faz parte da oposição ao petista na Câmara.
O líder do Governo na Casa, Bruno Mesquita (PSD), explicou que as promessas de campanha podem ser implantadas durante os quatro anos de mandato. “O prefeito está recebendo uma gestão com R$ 4,6 bilhões [em dívidas]. Uma promessa de campanha que o prefeito prometeu implantar durante o governo dele. O governo só está com 40 dias”, respondeu Bruno.
A resposta não convenceu o vereador PP Cell, que retrucou alegando que “é muito fácil você assumir a prefeitura e sair dizendo que a Prefeitura está com dívida, está com rombo, está não o quê. Então, ele tem que ter um pouco mais de responsabilidade sobre as promessas de campanha”. O pedetista, então, cobrou do prefeito uma declaração pública explicando aos motoqueiros o porquê de a promessa não ser implementada ainda em 2024.
Estilo
A tréplica de Bruno Mesquita alfinetou a “mudança de estilo” do pedetista. O líder do governo disse que o colega era “sartista doente” e que, agora, após a derrota de Sarto, seus pronunciamentos tinham como objetivo “mostrar serviço” aos novos aliados do Partido Liberal, principal bancada de oposição ao governo petista na Casa e possível destino do pedetista.
“Querer dizer a época que o prefeito Evandro Leitão tem que implantar um projeto é demais. Quando se faz um plano de governo numa campanha que se promete implantar programas, o prefeito tem quatro anos para fazer”, voltou a defender Bruno.
A resposta de PP Cell veio de uma entrevista cedida pelo governador Elmano de Freitas (PT) à CBN. Na ocasião, Elmano falava sobre projetos que poderiam ser beneficiados pela parceria entre Estado e Município. O governador cita como “primeiro benefício imediato” o desconto de 50% no IPVA das motocicletas. “O governador Elmano garantiu, em entrevista à CBN, que o IPVA teria o desconto já a partir do primeiro ano. Não sou eu que estou dizendo, eu só estou cobrando. Porque, afinal de contas, nós estamos aqui é pra isso, para cobrar pelo povo”, destacou PP Cell
Viseira
Sobre as multas por uso incorreto das viseiras dos capacetes, que é uma pauta constante da categoria. Bruno Mesquita informou que uma comissão de motoqueiros foi recebida pelo prefeito Evandro e a questão foi levada ao superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Luiz Sérgio “para ver a melhor maneira [de resolver], sem infringir no Código de Trânsito, que não é uma prerrogativa nossa”.
(Por Maurício Moreira)
O post Oposição cobra promessa de Evandro para motoqueiros apareceu primeiro em O Estado CE.