As bolsas dos EUA fecharam esta quarta-feira (12) mistas com o apetite ao risco reduzido após a inflação americana, medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), vir acima do esperado.
O dado reforçou temores de que a inflação possa reacelerar, reduzindo a probabilidade de cortes nos juros pelo Federal Reserve (Fed).
- Investir sem estratégia é dar sorte ao acaso. Descubra como tomar decisões com método e segurança. Baixe o eBook gratuito assinado por Guto Gioielli!
Investidores também repercutiram o testemunho do presidente do Fed, Jerome Powell, no Congresso. Powell destacou o “grande progresso” na luta contra a inflação, mas reforçou que o banco central “ainda não chegou lá”, sinalizando que a postura monetária seguirá restritiva.
Por outro lado, as informações de que o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, conversaram sobre um possível acordo de paz na Ucrânia, trouxe algum alívio para os mercados.
Desempenho dos índices
- Dow Jones cai 0,50% (44.368,56 pontos);
- S&P 500 recua 0,27% (6.051,94 pontos);
- Nasdaq sobe 0,03% (19.649,95 pontos).
Movimentações no mercado corporativo
Entre as ações mais negociadas nos EUA, a Tesla se recuperou após cair mais de 16% nos últimos cinco dias e fechou em alta de 2,44%. O desempenho positivo ocorreu apesar de preocupações sobre possíveis distrações do CEO Elon Musk, incluindo seu envolvimento com o governo dos EUA.
A Intel avançou 7,20%, impulsionada pelo anúncio do vice-presidente dos EUA, JD Vance, sobre a produção de chips de inteligência artificial (IA) no país.
Na contramão, a Lyft despencou 7,92% e a Zillow caiu 9,40%, após apresentarem resultados abaixo das expectativas do mercado. Já a CVS Health disparou 14,98% após divulgar números que agradaram os investidores.
No mercado de ADRs (American Depositary Receipts), as ações da Alibaba avançaram 4,89%, impulsionadas por avanços nas negociações com a Apple sobre inteligência artificial. As ações da Apple também subiram 1,83%.
O post EUA: Inflação acima do esperado faz bolsas fecharem mistas apareceu primeiro em Monitor do Mercado.